Pensamentos & Reflexões Diversidade familiar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

O conceito de família é muito abrangente e sempre haverá mudanças em seus arranjos, e discutir com base em conceitos antigos é um retrocesso. O amor é imperioso neste conceito, pois está em prol das intenções comuns e o bem-estar de cada membro.
As famílias: nucleares, homoafetivas, mosaicas, mães solteiras, pais solteiros, filhos adotivos, filhos criados pelos avós, são arranjos que enfrentam situações de conflitos inerentes à nossa condição humana.
A angústia de lidar com a diversidade familiar é dos adultos e não das crianças, pois elas não têm conhecimento prévio do que a sociedade julga como ‘certo e errado’.
Os pais precisam assumir uma postura ativa na formação de seus filhos, ensinando sobre a diversidade e a importância de respeitá-los. O poder do exemplo vem de casa, a ética, a tolerância, e o cuidado são virtudes de boa convivência e se transmitidos à criança, ela reproduzirá bons comportamentos.
É natural vermos nas escolas filhos de duas mães, dois pais, ou filhos adotivos e quando a criança se sente amada e cuidada ela pode ser feliz e saudável, pois a qualidade do vínculo é mais importante para o filho do que a constituição familiar em si.
Quando a criança sofre bullying porque a família é diferente das outras ela precisa do apoio escolar, familiar e ajuda de um psicólogo para trabalhar sua autovalorização.