Parceria é o segredo

Autora do livro ‘Dieta dos Casais’ dá dicas para perder peso juntos

 matéria: Camilla Muniz | foto: Caiuá Franco/Rede Globo/Divulgação
matéria: Camilla Muniz | foto: Caiuá Franco/Rede Globo/Divulgação

Em vez de massa no jantar, salada e proteína. Os cinco minutinhos a mais, antes de dormir, são usados para fazer corrida e musculação em dupla. E cada quilo perdido deve ser comemorado: o elogio ao parceiro não deve passar batido. Além de força de vontade em dobro, a parceria é o segredo para um casal emagrecer junto – e investir na reeducação alimentar. A nutricionista Patricia Davidson, que acaba de lançar o livro ‘Dieta dos casais’, diz que compartilhar o mesmo objetivo é essencial para encarar o desafio da dieta.
“As escolhas alimentares adequadas e a adesão a uma atividade física ficam mais fáceis em parceria”, diz Patrícia, que reforça a necessidade de respeitar as vontades de cada um: “quando monto um planejamento alimentar para o casal, levo em consideração as características, sintomas e objetivos individuais”.
De outubro de 2014 até hoje, foram 46 kg a menos na balança da casa da recepcionista Natalia Brasil, de 32 anos, e do webdesigner Rafael Fontes, de 31, casal acompanhado por Patrícia. Ela, perdeu 31 kg e ele, 15 kg. Mais do que uma questão estética, eles dizem, foi uma mudança de hábitos.
– Descobrimos novos prazeres, nas saladas e atividades físicas – diz Natália, que passou a correr com o marido: – Se um está desanimando, o outro dá força,
incentiva.
Na cozinha, a parceria também é mandamento: Natália faz o jantar, e Rafael prepara os shakes, sucos e chás.
“A gente já tinha tentado fazer dieta separado, mas nunca dava certo”, confessa Rafael. “Imagina comer uma fruta enquanto o outro se acaba no chocolate”?
Embora o casal divida o mesmo teto, a nutricionista afirma que a dieta também serve para parceiros que moram em casas
diferentes.
“A rotina de trabalho não permite que os casais façam todas as refeições juntos. Sair para jantar e fazer boas opções é um dos maiores desafios que vejo. A parceria é fundamental, independentemente da situação”, conclui Patrícia.

NM211115_18