Operação Anhanguera do Exército será entre os dias 5 e 9

Durante as instruções também será realizada a Operação de Ação Cívico e Social
Durante as instruções também será realizada a Operação de Ação Cívico e Social

Entre os dias 5 e 9, Indaiatuba receberá a Operação Anhanguera, que será comandada pelo Exército Brasileiro (EB). O Exercício é uma ação conjunta do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º Bib), 2ª Companhia de Comunicações Leve, sediadas em Campinas, 2º Grupamento de Artilharia de Campanha Leve (2º GAC L), de Itú, e 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Pirassununga, sob o comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), de Campinas, que irá realizar exercícios de adestramento. A 11ª Brigada é comandada pelo General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú. O trabalho tem apoio da Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com o Chefe da Seção de Comunicação Social da 11ª Bda Inf L, Tenente Coronel Eduardo José Lopes Gonçalo, durante os cinco dias, as tropas irão realizar exercícios de instrução, com intuito de permitir a capacitação e avaliação de parte de suas companhias. Segundo ele, a chegada das fileiras será amanhã, dia 4, com previsão a partir das 14h, nos núcleos: Centro Esportivo do Trabalhador (CET), Velódromo Municipal e Ginásio Municipal de Esportes (GME).
Entre 100 e 150 militares devem participar do exercício. Conforme o tenente, a Brigada é especializada em intervenções de conflitos urbanos com munição não letal e funções para agir como uma tropa de choque de elite e, sua área de influência compreende todo o país.
Durante as instruções também será realizada a Operação de Ação Cívico e Social (Aciso) em Indaiatuba, Paulínia e Valinhos, onde serão desenvolvidas diversas atividades como exposição de material bélico, orientação sobre saúde física e bucal, palestras e apresentações de bandas de música. O chefe de comunicação social comentou que em todas atividades são levadas ações cívico-social para a comunidade.