Novo desenho chama atenção ford edge

Em versão única, chega ao Brasil por R$ 230 mil

Motor 3.5 V6 de 284 cv oferece torque alto e, graças ao câmbio automático de seis marchas com trocas rápidas, dá boa agilidade ao carro
Motor 3.5 V6 de 284 cv oferece torque alto e, graças ao câmbio automático de seis marchas com trocas rápidas, dá boa agilidade ao carro

Ele é charmoso, alto, tem porte imponente. Atrai muitos olhares. Há uma grade frontal imensa e lanternas que o deixam até um pouco descolado. É no conteúdo, no entanto, que se encontram os principais atributos da segunda geração do Ford Edge, que, trazida do Canadá, começou a ser vendida no Brasil. O crossover tem acabamento caprichado e moderno, muito espaço e boa variedade de itens de segurança e entretenimento.
O utilitário médio, tabelado a R$ 229.900, concorre com modelos como Audi Q5 e BMW X3 e traz nova plataforma. O Ford cresceu no comprimento e ganhou 3 cm na distância entre os eixos. Mesmo sem ter assoalho plano, acomoda bem três passageiros atrás, com amplitude para cabeça, ombros e pernas.
O acabamento caprichado traz detalhes de couro e alumínio. A central multimídia, com tela de 8 polegadas sensível ao toque, é fácil de usar e bem colorida. Além de incorporar sistemas de conectividade, por meio dela controla-se também funções como o ar-condicionado.
O quadro de instrumentos é dominado pelo velocímetro no centro. Nas extremidades, há duas telas configuráveis em que o motorista pode escolher as informações que serão exibidas, como dados do sistema de som e conta-giros, por exemplo.
O console central também traz alguns botões, como o de comando do assistente ao estacionamento, que pode fazer manobras de baliza ou em vagas perpendiculares. Também é possível desligar os sensores de obstáculos (traseiro e dianteiro), o que é recomendável pois o recurso mais assusta do que ajuda – o alerta sonoro é muito alto e apita mesmo quando o carro está longe de obstáculos.
Entre os itens de série, destacam-se os oito air bags, o cinto de segurança inflável, o leitor de faixas (que emite sinais sonoros e vibratórios no volante se o motorista sair da faixa sem acionar a seta) e o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. Há também sistema semiautônomo, que dispensa ação direta do motorista por alguns segundos.
A mecânica não mudou. O motor 3.5 V6 a gasolina de 284 cv oferece torque alto e, graças ao câmbio automático de seis marchas com trocas rápidas, dá boa agilidade ao carro, principalmente acima das 3.000 rpm.
Já a suspensão, muito voltada ao conforto, gera uma certa sensação de insegurança em curvas fechadas e com o Edge em alta velocidade, quando sua carroceria (alta) balança bastante.

ficha técnica

+PRÓS

TECNOLOGIA: Entre os diversos itens de conforto e segurança do utilitário, há até sistema de direção semiautônoma.

+CONTRAS

SENSOR DE OBSTÁCULO: Com alertas desnecessários e estridentes, sistema pode assustar em vez de ajudar.

FICHA TÉCNICA
Motor: 3.5, V6, 24V, gasolina
Potência (cv): 284 a 6.500 rpm
Torque (mkgf): 34,6 a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Entre-eixos: 2,85 metros

FONTE: FORD

Acabamento interno caprichado traz detalhes de couro e alumínio
Acabamento interno caprichado traz detalhes de couro e alumínio