Novo desenho chama atenção ford edge
Em versão única, chega ao Brasil por R$ 230 mil
Ele é charmoso, alto, tem porte imponente. Atrai muitos olhares. Há uma grade frontal imensa e lanternas que o deixam até um pouco descolado. É no conteúdo, no entanto, que se encontram os principais atributos da segunda geração do Ford Edge, que, trazida do Canadá, começou a ser vendida no Brasil. O crossover tem acabamento caprichado e moderno, muito espaço e boa variedade de itens de segurança e entretenimento.
O utilitário médio, tabelado a R$ 229.900, concorre com modelos como Audi Q5 e BMW X3 e traz nova plataforma. O Ford cresceu no comprimento e ganhou 3 cm na distância entre os eixos. Mesmo sem ter assoalho plano, acomoda bem três passageiros atrás, com amplitude para cabeça, ombros e pernas.
O acabamento caprichado traz detalhes de couro e alumínio. A central multimídia, com tela de 8 polegadas sensível ao toque, é fácil de usar e bem colorida. Além de incorporar sistemas de conectividade, por meio dela controla-se também funções como o ar-condicionado.
O quadro de instrumentos é dominado pelo velocímetro no centro. Nas extremidades, há duas telas configuráveis em que o motorista pode escolher as informações que serão exibidas, como dados do sistema de som e conta-giros, por exemplo.
O console central também traz alguns botões, como o de comando do assistente ao estacionamento, que pode fazer manobras de baliza ou em vagas perpendiculares. Também é possível desligar os sensores de obstáculos (traseiro e dianteiro), o que é recomendável pois o recurso mais assusta do que ajuda – o alerta sonoro é muito alto e apita mesmo quando o carro está longe de obstáculos.
Entre os itens de série, destacam-se os oito air bags, o cinto de segurança inflável, o leitor de faixas (que emite sinais sonoros e vibratórios no volante se o motorista sair da faixa sem acionar a seta) e o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. Há também sistema semiautônomo, que dispensa ação direta do motorista por alguns segundos.
A mecânica não mudou. O motor 3.5 V6 a gasolina de 284 cv oferece torque alto e, graças ao câmbio automático de seis marchas com trocas rápidas, dá boa agilidade ao carro, principalmente acima das 3.000 rpm.
Já a suspensão, muito voltada ao conforto, gera uma certa sensação de insegurança em curvas fechadas e com o Edge em alta velocidade, quando sua carroceria (alta) balança bastante.
ficha técnica
+PRÓS
TECNOLOGIA: Entre os diversos itens de conforto e segurança do utilitário, há até sistema de direção semiautônoma.
+CONTRAS
SENSOR DE OBSTÁCULO: Com alertas desnecessários e estridentes, sistema pode assustar em vez de ajudar.
FICHA TÉCNICA
Motor: 3.5, V6, 24V, gasolina
Potência (cv): 284 a 6.500 rpm
Torque (mkgf): 34,6 a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas
Entre-eixos: 2,85 metros
FONTE: FORD