Novo Centro Obstétrico será inaugurado – HAOC

Nova estrutura possibilita presença de doulas

Com o Centro Obstétrico é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato Eliandro Figueira RIC/PMI
Com o Centro Obstétrico é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato
Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) e a Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), inauguram na quinta-feira, dia 16, o novo Centro Obstétrico, espaço destinado para acompanhamento e realização do parto em três etapas, conhecidas como PPP: pré-parto, parto e pós-parto. A Prefeitura investiu R$ 350 mil para aquisição de equipamentos médicos, cirúrgicos e mobiliário, e o Hospital construiu o novo centro em uma área do pátio interno do Haoc com 231 metros quadrados, com sala de recepção, três salas pré-parto, parto e pós-parto.
Com o Centro Obstétrico é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato, promovendo um ambiente com privacidade, tranquilo e seguro para a parturiente e seu acompanhante. O conceito abrange protocolos que vão desde a admissão da gestante no Centro Obstétrico, o momento do parto e logo após o nascimento do recém-nascido, realizar contato pele a pele e incentivar o aleitamento materno. Após a realização destes três ciclos, mamãe e bebê são encaminhados para a maternidade, onde permanecem pelo tempo necessário para a alta clínica.
O Centro receberá o nome de ‘Maria Carolina Ambiel’ em homenagem à enfermeira e parteira que trabalhou em Indaiatuba no início do século passado. Segundo registros do Centro de Memória da Colônia Helvetia, Maria Carolina acompanhou ou executou mais de dois mil partos normais.