Monster 1200 S está mais potente e dócil

Revelada no Salão de Milão (Itália), em outubro, a reestilizada Monster 1200 S está chegando ao Brasil. O modelo passa a ser montado em Manaus e está em pré-venda até o dia 15 quando desembarca nas autorizadas Ducati – por ora ao preço promocional de R$ 59.990.
Marca da linha Monster, o farol redondo agora tem LED e luzes de uso diurno. A traseira e o tanque estão mais finos, o que reduziu o compartimento em um litro (16,5 l).
O motor bicilíndrico de 1.198 cm³ gera 150 cv e 12,8 mkgf (5 cv e 0,9 mkgf a mais). As respostas aos comandos do acelerador ficaram menos agressivas e mais graduais. O câmbio é de seis velocidades e traz quickshift, que permite trocas de marcha sem acionar o manete de embreagem. Os engates muito longos, por sua vez, foram mantidos.
Outra novidade é a Unidade de Medição Inercial (IMU). O sistema ‘lê’ a inclinação e a velocidade das rodas e ajusta a atuação de outras novidades, como os freios ABS para curva e o anti-wheeling (que evita que a frente empine), além do controle de tração com oito níveis e dos três modos de condução. No Sport e no Touring, toda a potência é entregue e no Urban o limite são ‘só’ 100 cv.
A geometria mudou por causa da nova balança, que ficou 2,6 cm mais curta (reduzindo o entre-eixos), e da fixação separada das pedaleiras de piloto e garupa. Na prática, ficou mais fácil encontrar a posição ideal de condução. Há mais conforto para atacar curvas e se posicionar sobre a moto, algo improvável na Monster anterior.
As mudanças de direção também ficaram mais rápidas – a impressão é de estar pilotando uma moto menor. O senão é a frente muito leve, o que poderia ser resolvido com a adoção de um amortecedor de direção.
As suspensões Öhlins ajustáveis e os freios com pinça monobloco dão conta do recado.