Indaiatuba é a 1ª cidde a receber o certificado

Cidade vai trabalhar a conscientização para um trânsito mais seguro o ano todo

Certificado reconhece engajamento da Prefeitura em ações por um trânsito seguro Giuliano Miranda  RIC/PMI
Certificado reconhece engajamento da Prefeitura em ações por um trânsito seguro
Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba é a primeira do país a receber o selo do Programa Município Laço Amarelo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o selo reconhece o engajamento do município nas ações voltadas a promover a segurança no trânsito. O certificado foi entregue ao prefeito Nilson Gaspar (PMDB), na presença da imprensa local. Na ocasião também foi assinado um termo com o Observatório para o desenvolvimento de ações conjuntas.
Com a certificação, a cidade terá uma série de conteúdos oferecidos pelo Observatório para trabalhar a conscientização para um trânsito mais seguro durante todo o ano. “Esse certificado reforça ainda mais nosso compromisso em fazer o trânsito de Indaiatuba cada vez mais seguro. Estrutura viária nós já temos e fazemos investimentos contínuos nessa área. Agora queremos investir mais em Educação no Trânsito para formarmos bem os motoristas do futuro”, reforçou o prefeito.
Gaspar avisou que está em busca de patrocínio para implantar o projeto Cidade do Trânsito, um espaço destinado exclusivamente para que as crianças aprendam na prática sobre as leis de trânsito. “Estamos vivendo um período de crise e está difícil conseguir parceria para esse projeto, mas vou insistir nisso e até o final do meu mandato essa ‘cidadezinha’ deve ser concretizada”, justificou.
O diretor-presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, explicou que o programa Município Laço Amarelo foi criado em 2017 para condecorar as cidades que querem mudar a percepção de risco dos moradores com relação ao trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento dos condutores de veículos. “A intenção é ajudar os municípios a conscientizar a população não só durante o mês de maio, mas no restante do ano também”, explicou.
O selo Laço Amarelo foi criado pelo Observatório como uma forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro. Indaiatuba já é um Município Laço Amarelo, pelas ações que desenvolve.
Aderindo ao programa, além de um certificado, o município passa a ter acesso ao Soma (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), entre outros benefícios que também se estendem às empresas Laço Amarelo, como o direito de utilização da marca Laço Amarelo; acesso à ferramenta de autoavaliação em segurança viária; conteúdos e materiais de comunicação relacionados à segurança viária; acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do Observatório, entre outros.
Em Indaiatuba, três outras frentes de trabalho também estão sendo discutidas entre a Prefeitura e o Observatório: a implantação, como projeto piloto, do conteúdo do Observar Educa, material didático-pedagógico de Educação para o Trânsito que engloba todo o Ensino Fundamental em livros do Professor e Aluno, além de todo referencial teórico, para ser implementado na Rede Municipal de Educação no próximo ano. Um outro projeto é o “Indaiatuba para na faixa”, uma campanha para que todas as faixas de pedestres da cidade sejam respeitadas por quem está em um veículo; e por último, a linha pedagógica da Cidade do Trânsito.

Caminhada Atenção Pela Vida
Durante coletiva à imprensa, o prefeito Nilson Gaspar também fez o convite à população para participar da Caminhada Atenção Pela Vida, que é uma das ações do Movimento Maio Amarelo na cidade. O evento acontece amanhã, dia 21 e a concentração será em frente à Prefeitura, às 9h.
Como nas edições anteriores, os participantes receberão uma camiseta alusiva ao Movimento e poderão se aquecer com uma aula de zumba e alongamento.