Grupo de Campinas organiza provas de arrancada

No interior de São Paulo, a Seven Race Club faz do carro uma paixão coletiva. Mas, se esse grupo não dispensa uma reunião com comes e bebes, a diversão só fica completa na pista. A semente foi plantada em 2015, quando sete rapazes de Campinas e Americana fizeram um churrasco em que o interesse por carros deu o tom.
Quando o grupo chegou a 60 carros, viu que era hora de se organizar. “Senão, começa a aparecer gente que você não sabe quem é”, diz o empresário Marcelo Melotti, um dos fundadores da confraria, que atualmente tem 96 membros. A maioria é da região onde o grupo nasceu, mas há sócios de Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
Assim como na Motorgrid, a entrada no grupo depende da indicação de um membro e do aval da diretoria, depois de uma pesquisa de bons antecedentes do interessado. Mas o que conta, segundo os organizadores, é a atitude, não o valor do modelo na garagem.
“Aqui tem carro acessível e de R$ 1 milhão. Tem médico, advogado e vendedor de pão. Não é porque você é dono de um carrão que será aceito. Já rejeitamos pessoa que tinha grana e era ‘babaca’, arrogante”, conta Melotti. “Se a pessoa é divertida, ‘para cima’ e gosta de carro, é o que importa. Temos perfis variados e queremos que todas as pessoas se sintam bem.”
O empresário Gustavo Lopes, que também ajudou a fundar a confraria, garante que essa mistura dá liga. “O amor por carros é um só. O cara gosta de Ferrari, mas vê um Gol preparado e diz: que legal! Eu mesmo tenho Opala, Fusca e também um Porsche 911 Turbo S.”
A agenda da Seven mescla eventos gastronômicos e de pista. Neste ano, incluiu duas provas de arrancada e um ‘track day’ – o segundo ocorrerá neste mês. O custo da locação da pista é repartido entre os membros. Uma anuidade de R$ 500 mantém o grupo.
Melotti e Lopes frisam que a grande motivação do grupo é tirar das ruas as pessoas que gostam de correr e participar de rachas. “Aqui no interior, morre muita gente que ‘fuça’ o carro para fazê-lo chegar aos 300 km/h”, fala Melotti.

Por Thiago Lasco/Agência Estado