Foram imunizadas 16,5 mil pessoas

Informações são parciais e campanha continua

A transmissão de doença é mais fácil do que se imagina, ela se dá pelo contato direto ou com objetos contaminados de pessoa para pessoa Foto: ELIANDRO FIGUEIRA SCS/PMI
A transmissão de doença é mais fácil do que se imagina, ela se dá pelo contato direto ou com objetos contaminados de pessoa para pessoa
Foto: ELIANDRO FIGUEIRA SCS/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Saúde, imunizou no sábado (30), 16.419 pessoas, durante a campanha nacional de imunização contra a Influenza (gripe) entre idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde. A Secretaria de Saúde atendeu a população em três supermercados: São Vicente Morada do Sol, Sumerbol da Kennedy e Pague Menos; Creche do Campo Bonito, Unidades de Saúde, e polos de PFS. Os dados são parciais da campanha no sábado (30) até as 14h.
A abertura oficial da campanha aconteceu às 8h, na UBS 9, e contou com as presenças do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e do secretário de Saúde José Roberto.
Devido a quantidade recebida do Governo do Estado, a Secretaria da Saúde explicou que no sábado (30), teve problemas com abastecimento em alguns postos volante e fez remanejamentos. Depois quando não havia mais doses para a reposição, as equipes permaneceram nos postos para orientar a população. A Secretaria de Estado da Saúde liberou mais 9 mil doses no sábado e que chegaram no município por volta das 18h.
Foram vacinados 16.419,
sendo 6.020 crianças, 435 trabalhadores da Saúde nos postos de pronto atendimento público e privado, 660 gestantes, 140 puérperas, 9.164 idosos maiores de 60 anos.
No dia 9, começará a segunda etapa para vacinar pessoas com comorbidades (crônicas) e outros profissionais da Saúde.
A Saúde mais uma vez alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com água e sabão, incluir o álcool gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe guarde uma distância de pelo menos, um metro, quando falar com outras pessoas. Evite cumprimentar com abraços, beijos e apertos, beijos na mão. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é a, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de
pressão.
A Secretaria da Saúde alerta, se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o médico na Unidade de Saúde ou hospital mais próximo.

principais sintomas da gripe

• Dores pelo corpo, especialmente nas articulações e garganta
• Febre e frio excessivo
• Fadiga
• Cefaleia
• Olhos irritados e lacrimejantes
• Vermelhidão dos olhos, pele (particularmente face), boca, garganta e nariz
• Em crianças, sintomas gastrintestinais, principalmente diarreia e dores abdominais.