Fabricante inglesa de esportivos vai embora

Além do Vantage, a Aston Martin também vendeu no país o Rapide
Além do Vantage, a Aston Martin também vendeu no país o Rapide

A Aston Martin, montadora inglesa que ficou famosa por ser a preferida do espião 007, não tem mais importação oficial para o Brasil. A marca, que era representada pelo grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, tinha uma loja na cidade de São Paulo desde 2010, mas não conseguiu emplacar em vendas. Em 2016, por exemplo, somente dois exemplares do modelo Vantage foram entregues.
A saída da Aston Martin acompanha o movimento de retirada das marcas de alto luxo, que passaram a atuar com operações oficiais no Brasil a partir de 2010. No ano seguinte, foram vendidos aqui 227 carros com preço acima de R$ 1 milhão. Cinco anos depois, o número caiu para 51.
A marca alemã é uma das únicas que consegue atingir índices de crescimento no país. Em 2016, a alta nas vendas foi de 38%, na comparação com 2015. No primeiro bimestre de 2017, houve aumento de 25% nos emplacamentos (ante igual período do ano passado).
O fim da Aston Martin no Brasil entra para a lista de dificuldades que Sérgio Habib enfrentou com a crise econômica. O empresário foi responsável pela chegada da chinesa JAC Motors, em 2011. Contudo, o desempenho da marca chinesa foi barrado pelo aumento do IPI sobre bens importados.
Além do Vantage, a Aston Martin também vendeu no Brasil o Rapide.