Escola de idiomas completa 40 anos em Indaiatuba

Apreço pelo ensino humanizado ajuda crianças e adultos

Uma longa história de amor, que começou através de um americano naturalizado brasileiro, o senhor Richard Hugh Fisk. A primeira escola Fisk foi instituída em julho de 1958, com sua sede na Rua Francisca Miquelina, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Ou seja, são 60 anos ensinando idiomas na Brasil. Aqui em Indaiatuba também é ano de comemoração, já que a escola completou 40 anos.
Quem abraçou a causa na cidade foi a professora de inglês, vinda de São Paulo, Vânia Pitta de Mello Barreto. Vânia e a família vieram para Indaiatuba acompanhar o marido que foi transferido pela empresa. Na cidade ela mais que depressa procurou uma escola de inglês onde suas filhas pudessem estudar e encontrou a Fisk, tempos depois o proprietário da escola ofereceu a Vânia a oportunidade de ficar com a organização, ela, aceitou a oferta e está à frente da Fisk Indaiatuba até hoje. “Naquela ocasião havia apenas mais uma escola na cidade e não havia a mentalidade de ensinar inglês para as crianças, então meu primeiro desafio foi desenvolver um curso para os menores bastante lúdico, animado e abrir portas para esse segmento de inglês infantil”, diz Vânia.
De acordo com ela através da iniciativa de trazer o inglês para as crianças de uma forma mais leve houve um novo pensamento por parte da população quanto a colocar seus filhos para aprender um novo idioma. Diante disso, muitos projetos surgiram posteriormente como as ações para ajudar o 3º Setor da cidade. “Eu acredito que quando você ensina um idioma não ensina apenas a língua, mas também os aspectos culturais, então unimos isso com a vontade de ensinar a importância da caridade e conseguimos realizar projetos que estiveram, inclusive, no calendário da cidade, como o Brazilian Country Night, o Let’s share not scare, que significa vamos doar e não assustar, esse envolvia escolas e o comércio da cidade em uma grande gincana de Halloween, e outras festividades sempre procurando levar a cultura americana com um caráter beneficente” conta.
Os 40 anos na cidade fez com que a escola construísse um legado, muitos professores que atuam hoje em outras escolas de idiomas foram formados pela Fisk. Segundo a proprietária tantos anos de história na cidade ajudou também para o desenvolvimento de Indaiatuba nessa área. “Nossos alunos saiam daqui e tinham que trabalhar, não é? Isso abriu portas para muitas escolas que existem hoje na cidade e para mim é um orgulho saber que todos têm boas oportunidades”, ressalta.
Em comemoração aos 60 anos de Fisk no Brasil a fundação realizou um Congresso com a participação de todos que estão envolvidos com a escola no País. Mister Fisk, como costuma ser chamado, já aos seus 96 anos estava presente. “Isso para nós é o mais importante, o Mr Fisk nos passa que as coisas devem ser feitas com amor, somos uma família, ele preza por essa questão familiar. Então nós acabamos realizando nosso trabalho com mais carinho e prazer, não pensando apenas na questão financeira, nossos alunos são os nossos tesouros, o que mais importa é que eles aprendam da melhor forma em um ambiente cheio de amor. Nós podemos sentir isso quando encontramos nossos ex-alunos pelas ruas, quando eles trazem seus filhos para estudar aqui, é muito gratificante”, diz emocionada.
Com uma unidade no Centro da cidade e outra integrada a um colégio de Indaiatuba o plano para o futuro é continuar levando o melhor do ensino, sempre com atualizações e a ajuda da tecnologia, porém mantendo a humanização através dos professores. “Eu trabalho aqui há 30 anos e o que posso ver e sentir é que, aqui, somos realmente uma grande família, gestores, funcionários, alunos e pais”, diz a professora Cidinha Ambiel e Vânia complementa, “nosso sonho é continuar evoluindo, levando nossos alunos para os intercâmbios, fazendo o nosso melhor porque quem entra em uma escola de idiomas é porque tem um sonho e nós, como uma família, queremos ajudar esse sonho a se realizar”, finaliza.