Em dia com a postura – dor lombar

Sintoma pode acontecer em todas as etapas da vida

Além da má postura, a dor lombar pode ser causada por uma infecção, inflamação, uma hérnia entre outras texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgaçã0
Além da má postura, a dor lombar pode ser causada por uma infecção, inflamação, uma hérnia entre outras
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgaçã0

Quem já passou horas em pé e, ao fim do dia, sentiu a parte mais baixa da coluna latejando sabe o que é conviver com a dor lombar. Conhecida como lombalgia, tem como causa principal a postura inadequada. Há ainda outras origens, como inflamação, hérnia de disco e infecção tumoral. É preciso estar atento, já que o problema acomete não só os adultos e idosos, mas as crianças também.
Um estudo do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que a lombalgia também é comum entre crianças em idade escolar, afetando duas em cada cinco. Pesquisadores fizeram uma revisão de estudos publicados sobre o tema e apontaram que dores lombares atingem cerca de 1% das crianças com até 7 anos, 6% das entre 7 e 10 anos e 18% das que têm entre 14 e 16 anos.
“É importante que pais ou responsáveis permaneçam alertas quanto à postura do filho ao andar, sentar e deitar. Durante a infância, é mais fácil corrigir os vícios da má postura” – ressalta o fisioterapeuta Sandro Raad.
Ele explica que as dores lombares se apresentam em todas as idades, mas é a partir da fase adulta que o problema pode se destacar.
“A patologia é acumulativa. Como a má postura e o jeito de sentar, de andar e deitar costumam se formar e se apresentar na infância, quando se chega à vida adulta, a somatória desses anos geram dores mais frequentes” – afirma o fisioterapeuta.
Quando a postura é corrigida, a dor pode passar em alguns dias. Para aliviar, alongar-se é uma alternativa. Se o problema persistir, deve-se consultar um médico para descobrir a causa.

10---Saúde

depoimento

Thaissa Gar, 24 anos, jornalista

Sentia muita dor na fase do crescimento, entre a infância e a adolescência. Cresci muito e rápido. Na época, a dor era incômoda e eu massageava e depois me alongava para aliviar. Hoje, sinto quando acordo e em ocasiões específicas, como quando fico muito tempo em pé. Na musculação, sinto desconforto em exercícios que trabalham a parte posterior do corpo. Outros fortalecem a região. Na TPM, a dor se intensifica. Sempre busco me alongar. Às vezes, ponho bolsa de água quente e estalo a coluna todo dia.

Possíveis causas da dor

A reumatologista Sueli Carneiro ressalta a importância de procurar um médico para tratar da melhor forma a dor lombar. “A pessoa tem uma dor na coluna e começa a interpretar o que pode ser, e isso dificulta o diagnóstico. Pode ser, por exemplo, um problema renal e a pessoa acha que é lombar e se medica erradamente” – observa.
Além da má postura, a dor lombar pode ser causada por uma infecção, inflamação, uma hérnia de disco, escorregamento da vértebra em algum acidente, artrose ou até mesmo por problemas emocionais.
“Se a dor for constante, não der sinais de melhora com alongamentos e correção da postura, deve-se procurar um médico” – conclui.