Drama – Depois Daquela Montanha

Kate Winslet e Idris Elba são os protagonistas

Fotos: divulgação

Quando Kate Winslet e Idris Elba interpretam dois estranhos cujo avião falha no meio das Montanhas, há uma de duas coisas que podem acontecer: ou eles ficarão sem comida e acabarão na mesma rota de ‘Vivos‘ de Frank Marshall, ou eles vão encontrar algumas maneiras criativas de sobreviver.
Felizmente para os fãs de romances, parece haver o suficiente para eles comerem no filme, uma história de amor facilmente digerível e um conto de sobrevivência que lança dois excelentes atores na neve e permite que eles façam suas mágicas.
Longe de sofisticados, mas cheios de locais maravilhosos e um par de artistas que, em suas melhores cenas, exalam um capricho quase palpável diante de um grave perigo.
Adaptado do livro de Charles Martin, o longa marca a estreia em Hollywood do diretor palestino Hany Abu-Assad, cujas obras ‘Paradise Now’ e ‘Omar’ já foram nomeadas para o Oscar de filmes estrangeiros. Enquanto esses dois longas trataram especificamente do conflito no Oriente Médio, o cineasta de 56 anos faz facilmente a transição para, digamos, material menos substancial – mesmo que não haja nada trivial sobre a queda de um avião com o melhor parceiro possível.
Winslet estrela como Alex e Elba como Ben. Ela é uma jornalista fotográfica que não tem medo de tomar alguns mergulhos na vida, enquanto ele é um neurocirurgião britânico em Baltimore. Quando os dois se encontram no Aeroporto de Salt Lake City depois que seu voo é cancelado, eles contratam um avião para que Alex possa chegar ao seu próprio casamento e Ben poder participar de uma conferência importante. Parece uma boa ideia por cerca de dois minutos até o piloto (Beau Bridges) levá-los a uma tempestade e depois tem o que parece ser um acidente vascular cerebral.
Abaixo eles vão, caindo no topo de uma série de picos nevados com apenas alguns pacotes de amêndoas e um cachorro que de alguma forma sobrevive com eles. Ben fica menos ferido do que Alex, que machucou a perna, mas, felizmente, o cirurgião sabe como tratá-la e também tem o kit de primeiros socorros para fazê-lo. No momento em que Alex se recupera, eles estão ficando sem comida e precisam tomar uma decisão: Eles esperam por uma equipe de busca ou se aventuram na região selvagem?
O roteiro de Chris Weitz e J. Mills Goodloe salta suavemente de um obstáculo para o próximo, enquanto os dois se aproximam cada vez mais, se abraçando como apoio (está frio lá fora!), especialmente quando parece que não conseguirão sair dessa.
O crédito também vai ao diretor de fotografia Mandy Walker, que captura cenas de tirar o fôlego (o longa foi filmado no Canadá) com imagens que nos mergulham no meio de um paraíso de neve infinito.