Disney traz contos de fadas às telonas

Filme sobre a fábula mantém sua versão original

A história, além de pequenas inovações, segue o relato clássico de uma jovem que é feliz até a morte de sua mãe e seu pai se casar de novo
A história, além de pequenas inovações, segue o relato clássico de uma jovem que é feliz até a morte de sua mãe e seu pai se casar de novo

Nos últimos anos, os grandes estúdios apostaram na tendência de trazer para as telonas a magia da animação de contos de fadas através da produção com atores, ‘humanizando’ os clássicos. Malévola, por exemplo, trouxe uma nova visão à fábula Bela Adormecida e agradou ao público. Antes dele, Alice no País das Maravilhas também havia seguido a mesma linha. Desta vez, a Disney aposta no conto de Cinderela para encantar os apreciadores da sétima arte.
Outras produções, inspiradas na fábula, foram realizadas, como Para Sempre Cinderela (1998), com Drew Barrymore, e Outro Conto da Nova Cinderela (2007), com Selena Gomez. Este, no entanto, é o primeiro longa a seguir a versão original. No enredo, a mãe de Cinderela morre e seu pai se casa com uma outra mulher que possui duas filhas. Eles passam a morar juntos e inesperadamente o pai da protagonista morre e ela fica à mercê da madrasta, que a faz de ‘serviçal’. Durante um passeio na floresta, ela se encanta com um belo príncipe e, pouco depois, recebe o convite para um baile no castelo.
Se em Malévola o público pôde conferir grandes efeitos especiais, desta vez a Disney aposta na simplicidade e mantém o longa essencialmente dramático, com romance e uma pitada de humor. Os efeitos ficam em pontos estratégicos, como no momento da transformação da abóbora em carruagem. Muitos críticos destacaram a atuação de Helena Bonham Carter (de Os Miseráveis) como Fada Madrinha e, principalmente, com a narradora da história. Alguns aproveitaram para questionar o motivo de o Oscar não premiar dubladores e narradores.
A mensagem que a mãe de Cinderela diz a ela antes de morrer é a base do filme: tenha coragem e seja gentil. Essa é a moral que a história pretende transmitir.

O filme traz Richard Madden, Kenneth Branagh entre outros
O filme traz Richard Madden, Kenneth Branagh entre outros

O elenco reúne Lily James (a lady Rose MacClare da série Downton Abbey), no papel da heroína; Cate Blanchett (que levou o Oscar 2014 por sua atuação em Blue Jasmine) como a madrasta; e Richard Madden (da série Game of Thrones) como o príncipe. O filme é dirigido por Kenneth Branagh. O roteiro foi escrito por Chris Weitz, o mesmo que dirigiu A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009). Weitz trabalha ao lado de Aline Brosh McKenna, conhecida por ter escrito o roteiro de filmes como O Diabo Veste Prada (2006) e Vestida para Casar (2008).