Dezoito pessoas morreram nas estradas

Ações operacionais e educativas foram reforçadas

Entre as principais ações, teve como destaque o equipamento Rodovírtua que vivencia a sensação de dirigir sob o efeito do álcool texto e foto: ARTESP - Assessoria de Imprensa
Entre as principais ações, teve como destaque o equipamento Rodovírtua que vivencia a sensação de dirigir sob o efeito do álcool
texto e foto: ARTESP – Assessoria de Imprensa

Este ano 18 pessoas morreram nas rodovias paulistas durante o feriado de Carnaval, uma a mais do que em 2016. Segundo o Comando do Policiamento Rodoviário de São Paulo (CPRv), apesar do aumento no número de mortes, houve redução em praticamente todos os indicadores. O número de acidentes com vítimas, por exemplo, caiu 17,8% (este ano foram 280 ante 341 acidentes de 2016).
Com relação ao número de vítimas graves, houve redução de 4%: este ano foram registrados 87 acidentados; em 2016, 91. No caso de vítimas leves, a redução foi maior, de 24%. Este ano foram 345 e, no mesmo período do ano anterior, 454 pessoas tiveram ferimentos leves nos acidentes.
Mesmo com a queda nestes indicadores, o Comando do Policiamento Rodoviário de São Paulo não comemora o resultado. “A maioria dos acidentes poderia ter sido evitada, estando presente, infelizmente, na maioria dos casos, a imprudência dos condutores e pedestres” ,diz o CPRv no balanço divulgado na quarta-feira (1º).
Em 26 mil veículos fiscalizados, houve mais de 20 mil infrações (sem incluir as aferidas por radares). Mais de 7,8 mil condutores foram submetidos ao teste do etilômetro. Destes, 1.222 foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou de outras substâncias e 23 presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.
A Operação Carnaval 2017 é realizada nos mais de 22 mil quilômetros da malha rodoviária do Estado de São Paulo entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março de 2017, pela CPRv, órgão de execução da Polícia Militar do Estado de São Paulo, alinhado ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e ao Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária 2011-2020.
O foco foi a prevenção criminal, em conjunto com a segurança viária, que trabalha na manutenção da meta de reduzir em 50% as mortes no trânsito até 2020. Segundo a CPRv foram intensificadas ações de fiscalização (cinto de segurança e demais dispositivos de retenção, motociclistas, ultrapassagens proibidas, limites de velocidade e alcoolemia). Houve também uma ação de educação para o trânsito com foco nos pedestres.

Educação
no trânsito
Durante o Carnaval desse ano, a Artesp, em conjunto com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Detran-SP e as concessionárias de rodovias desenvolveu uma série de ações de Educação no Trânsito. As principais ações tiveram como destaque o equipamento conhecido como Rodovírtua – óculos de realidade virtual que permite ao usuário vivenciar a sensação de um motorista dirigindo sob o efeito do álcool.
A operação Carnaval também contou com a distribuição de leques com mensagens educativas em blocos de carnaval, jingles em rádios e anúncios em jornais – todas as peças tendo como foco principal o alerta de que álcool e direção é uma combinação perigosa. Também teve aumento do reforço na fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros nos terminais de ônibus.
A Artesp intensificou o monitoramento das operações e da prestação de serviços das concessionárias através do Centro de Controle de Informações (CCI), que acompanha o funcionamento dos equipamentos e o trabalho das empresas que administram as rodovias através de uma central que recebe imagens de 996 câmeras espalhadas por todo o Estado. Como serviço para os motoristas e para a imprensa, a rádio Artesp Informa veiculou no período do Carnaval 52 boletins de áudio com informações sobre as condições das rodovias.
Durante o feriado, as concessionárias implantaram esquemas especiais com reforço no monitoramento e manutenção dos equipamentos como call box, câmeras, painéis de mensagem e veículos de apoio operacional. Também houve aumento no número de guinchos, ambulâncias e veículos de atendimento e socorro ao usuário, além da realização da operação “papa-fila” nos pedágios para agilizar a passagem pelas cabines de cobrança manual, quando necessário.