Crianças bem protegidas

No ranking atual, o mais seguro é o Volkswagen Golf

Dos utilitários compactos, atuais queridinhos do mercado nacional, o mais seguro é o Jeep Renegade, seguido pelo Honda HR-V foto: divulgação
Dos utilitários compactos, atuais queridinhos do mercado nacional, o mais seguro é o Jeep Renegade, seguido pelo Honda HR-V
foto: divulgação

Transportar crianças no carro exige sobretudo um veículo seguro, capaz de proteger melhor os pequenos no caso de um acidente. O Latin NCAP, responsável pelos testes de colisão dos veículos na América Latina, faz ensaios em todos os modelos vendidos por aqui, classificando-os também de acordo com o desempenho em termos de proteção aos pequenos.
No ranking atual, o mais seguro é o Volkswagen Golf, que obteve 44,3 pontos de 49 possíveis, e as cinco estrelas, nota máxima do teste. O
hatch é seguido pela picape Toyota Hilux, também com cinco estrelas e 44,25 pontos na avaliação da proteção infantil.
Dos utilitários compactos, atuais ‘queridinhos’ do mercado nacional, o mais seguro é o Jeep Renegade, seguido de perto pelo Honda HR-V. Os dois têm cinco estrelas na proteção para crianças e pontuação de 43,54 e 43,3
respectivamente.
No segmento de entrada, o melhor colocado é o Volkswagen Up!, com quatro estrelas e 39,54 pontos. O Chevrolet Onix, modelo mais vendido no Brasil em 2015, tem apenas duas estrelas para proteção infantil e 20,14 pontos dos 49 possíveis. Já o Fiat Palio obteve três estrelas e 25,28 pontos no mesmo teste.

O ENSAIO
O Latin NCAP usa dois tipos de ‘dummies’ (bonecos) para os testes. Um simula uma criança de 18 meses sentada em uma cadeirinha infantil virada para trás (posição recomendada pelo órgão) e outro, uma com 3 anos de idade, posicionada em assento infantil. Os bonecos são recheados de sensores que medem a força do impacto pela aceleração causada pela batida. Além disso, a classificação leva em conta a presença de dispositivos de segurança, como assentos infantis embutidos nos bancos traseiros e fixação Isofix para cadeirinhas.
As notas mais altas vão para os veículos que proporcionarem menor movimentação no boneco e não permitirem que os ‘dummies’ sejam ejetados de suas posições.
No teste, apenas 40% da dianteira do carro se choca de frente contra uma barreira deformável. O objetivo é simular colisão contra um veículo vindo no sentido contrário da via.

FORA DO BRASIL
Na Europa, o padrão dos ‘dummies’ infantis mudou neste ano. Agora, são usados dois bonecos, que representam duas crianças, – com 6 e 10 anos de idade -, atados ao cinto do carro e usando assentos especiais indicados para cada idade. Itens como aviso para utilização de cinto para os ocupantes do banco de trás ajudam a aumentar a pontuação.
Por enquanto, os testes realizados pelo Latin NCAP na América Latina contemplam apenas impactos frontais, enquanto a Europa realiza ensaios com batidas laterais e traseiras, além de testar os bancos de cada carro.