Chikungunya pode provocar dores nos ossos

10---aedes-aegypti

Pesquisadores da Colômbia descobriram mais um motivo para o combate ao mosquito Aedes aegypti: pessoas acometidas pela chikungunya, transmitida pelo inseto, podem ter dores articulares crônicas por, pelo menos, três anos após o fim dos sintomas da infecção. Cerca de 10% a 15% dos pacientes são afetados pelo problema, de acordo com estudo apresentado no Congresso da Liga Pan-Americana de Associações de Reumatologia (Panlar), realizado na semana passada.
O desconforto intenso nas juntas é um sinal comum da chikungunya e normalmente desaparece tão logo o vírus é eliminado pelo sistema imunológico. Porém, a dor tende a se manter se, antes da infecção, já havia desgaste de estruturas articulares.
“Parece que, ao entrar no sangue, o vírus da chikungunya se aloja em locais já previamente desgastados. Partículas virais ficam ali mesmo depois que a infecção passa. Assim, a dor prévia se transforma em crônica”, explicou o reumatologista Carlo Vinicio Caballero-Uribe, professor de medicina da Universidad del Norte e coordenador da unidade de reumatologia do Hospital Universidad del Norte, na cidade de Barranquilla.
Segundo o médico, principal autor da pesquisa, a dor articular crônica pós-chikungunya, em geral, se manifesta com inchaço (de forma parecida com a artrite reumatoide) e oscilações. O incômodo não necessariamente ocorre todos os dias e, para algumas pessoas, é pior pela manhã e à tarde: “o paciente chega ao consultório e fala “a chikungunya não me abandona”, porque a dor vai e volta.

Prevenção

O estudo realizado na Universidad del Norte, na Colômbia, apontou ainda que as manifestações reumatológicas da fase aguda da chikungunya são muito similares em indivíduos saudáveis e naqueles com problemas articulares. As próximas etapas da pesquisa vão investigar se a infecção é um fator de risco para agravar a artrite em pessoas que já tinham diagnóstico antes do contato com o vírus e se as dores crônicas podem durar mais de três anos.
“Para prevenir isso, não se pode deixar o mosquito picar”, ressaltou o reumatologista Carlo Vinicio Caballero-Uribe. – Não podemos dizer que a doença causa artrite, mas certamente pode dispará-la.
Uma pesquisa feita no Hospital Distrital de Villa Elisa, no Paraguai, e também apresentada no congresso da Panlar reitera o risco de desenvolvimento de poliartrite (inflamação em várias articulações do corpo) após a chikungunya. Nos 26 pacientes analisados, as dores crônicas nas juntas começaram cerca de 14 dias após o início da febre provocada pelo vírus. Dedos das mãos, pulso, joelhos, ombros e pés foram as estruturas mais afetadas.