CCZ já evitou 170 mil nascimentos de animais

Superpopulação vem deixando de ser problema

Estimativa utilizada por profissionais da área leva em conta que cada animal adulto tem uma cria anual de dez filhotes Eliandro Figueira PMI
Estimativa utilizada por profissionais da área leva em conta que cada animal adulto tem uma cria anual de dez filhotes
Eliandro Figueira PMI

A superpopulação animal vem deixando de ser um problema em Indaiatuba graças ao serviço de castração gratuita de cães e gatos promovido pela Prefeitura, com o apoio das entidades de proteção e do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais. Desde que entrou em atividade, em 2009, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses – CCZ já realizou gratuitamente mais de 18 mil cirurgias de castração e, na prática, evitou o nascimento de aproximadamente 170 mil animais no município.
O número, de acordo com o veterinário Adriano Mayoral, que é responsável pelo CCZ, foi calculado com base em uma estimativa utilizada por profissionais da área que considera que para cada animal adulto, nascem uma média anual de dez filhotes.
Além de evitar a superpopulação de animais nas ruas, a castração traz benefícios ao próprio animal como a redução do risco de doenças como o câncer de mama e próstata; não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas; evita fugas e brigas que podem machucar os animais; e elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas. “Nos gatos ainda há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território e a urina também perde o odor forte”, justifica o veterinário.