Área destaca recurso natural e esgotável – museu da água

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira

No último final de semana aproximadamente 800 pessoas conheceram as instalações do Museu da Água recém-inaugurado pelo Saae Foto: Giuliano Miranda – DCS Saae
No último final de semana aproximadamente 800 pessoas conheceram as instalações do Museu da Água recém-inaugurado pelo Saae
Foto: Giuliano Miranda – DCS Saae

De acordo com os dados do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Indaiatuba se serve de sete mananciais para abastecimento público. Em 2015, a média diária de produção de água foi de 63 milhões de litros, atendendo 98,5% da população. Atualmente a capacidade de reservação é de 56,6 mil m³ (55 reservatórios ativos). Até 2016, o complexo de reservação de Indaiatuba será composto por 59 reservatórios ativos, com capacidade total de 72,8 mil m³.
Uma das ações é o Plano Diretor de Combate às Perdas de Água, que está sendo implantado e que reduz a 36,1% as perdas na distribuição. Em anos anteriores, esse índice situava-se em torno de 50%. Com a inauguração do Museu da Água e aberto ao público de modo oficial desde terça-feira (3), os visitantes podem conhecer um local de beleza e aprendizado, que compreende auditório e acolhimento, sala de exposição, sala histórica, trilha ecológica, galeria de hidrologia e um espaço café.
O espaço foi criado para trazer conhecimento e cultura à população. Seus ambientes foram projetados para criar interação e despertar o interesse sobre a água. Na sala de exposição temporária, o visitante vivencia, de forma sensorial, a história da água em uma perspectiva global. No museu, uma área com um acervo de peças, fotos e vídeos conta a história do saneamento da cidade. Há uma trilha dentro de uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado. E, ainda, uma oportunidade de conhecer sobre a hidrologia do Brasil, do Estado e Indaiatuba. A represa de Captação do Cupini, onde o museu foi construído, é a primeira captação de água do município, e abastece a cidade desde 1937.
Durante cerimônia de inauguração que aconteceu no sábado (30), o então superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Nilson Gaspar, que inaugurou sua última obra no cargo, comentou: “o Saae investiu em obras de ampliação do sistema de abastecimento, dizendo que Indaiatuba tem garantia e eficiência para os próximos 20 anos, e o Museu vem para servir de aprendizagem e conscientização”.
O horário para visitação é das 9h às 16h de terça a sexta-feira e deve ser agendado pelo contato@museudaagua.sp.gov.br, ou pelo (19) 3834-9433.