A Lenda da Espada estreia nos cinemas – rei arthur

Hunnam veio a São Paulo para falar do novo filme

O longa, de mais de duas horas, inicia a saga do único homem capaz de extrair a espada mágica de uma rocha com batalhas grandiosas fotos: divulgação
O longa, de mais de duas horas, inicia a saga do único homem capaz de extrair a espada mágica de uma rocha com batalhas grandiosas
fotos: divulgação

Charlie Hunnam, também conhecido como “o cara que negou o papel de Christian Grey nos filmes Cinquenta Tons de Cinza” e pelo protagonismo na série de TV Sons of Anarchy, não estava na lista de três ou quatro atores selecionados por Guy Ritchie para interpretar o personagem-título de Rei Arthur – A Lenda da Espada, cuja estreia em território nacional aconteceu na quinta-feira (18). O inglês, contudo, foi capaz de mudar a ideia do diretor.
É por isso, afinal, que o ator de 37 anos esteve em São Paulo, na segunda-feira (15) com o intuito de promover o longa – cuja bilheteria no fim de semana de estreia, nos Estados Unidos, arrecadou parcos US$ 14,7 milhões, um número inexpressivo diante do seu custo, que foi de US$ 175 milhões.
“Sempre fui obcecado com a lenda do Rei Arthur”, diz. Ainda criança, com 6 anos, Hunnam foi impactado por Excalibur, filme de John Boorman, lançado em 1981. “Devo ter assistido a esse filme em média 50 vezes entre os 6 e 9 anos de idade”, supõe, em tom de piada. “O filme me fez perceber que gostaria de ser ator“.
A conhecida história do rei Arthur ganhou uma versão moderninha em Rei Arthur: A Lenda da Espada. O longa, de mais de duas horas, inicia a saga do único homem capaz de extrair a espada mágica de uma rocha, com batalhas grandiosas e elefantes gigantes, que remetem aos efeitos especiais da série Game of Thrones. A presença no elenco dos atores Aidan Gillen (Goosefat Bill), Michael McElhatton (Jack’s Eye) e Eline Powell (Siren), que interpretam Petyr Baelish, Roose Bolton e Bianca no seriado, reforçam a referência.
Mas não são só os efeitos especiais que chamam atenção. O personagem principal, interpretado pelo inglês Charlie Hunnam, ganha uma versão bem diferente do Arthur do clássico Excalibur, de 1981. Ao contrário do jovem medroso, interpretado por Nigel Terry, que vai descobrindo sua coragem ao tomar consciência de seu destino, o de Hunnam faz jus aos seus músculos e é um homem destemido, esperto, sarcástico e trapaceiro. No longa, ele foi criado em um bordel, após ver seus pais monarcas serem assassinados e ter fugido, ainda pequeno, do reino para sobreviver. Tudo muda no momento em que entra em contato pela primeira vez com a Excalibur e é desafiado pela espada. A partir daí, precisa escolher caminhos difíceis, enfrentar seus demônios e aprender a controlar seu poder para conseguir, de uma vez por todas, unir seu povo e enfrentar o responsável pela destruição de sua família.