3º Encontro acontece hoje, dia 20

Alunos de Capoeira durante Encontro Esporte Cidadão  Divulgação /oned
Alunos de Capoeira durante Encontro Esporte Cidadão
Divulgação /oned

Hoje, dia 20, ocorre o 3º Encontro Esporte Cidadão. O evento, que é uma atividade extra do projeto e está em sua 4ª edição, promove desafios de cada modalidade entre os núcleos do projeto. No próximo sábado, serão disputados os desafios nas seguintes modalidades: Handebol, Natação, Ginástica Artística e Tênis.
O Encontro Esporte Cidadão é realizado com o objetivo de colocar em prática o aprendizado adquirido através dos temas transversais trabalhados nas aulas do projeto. É durante as partidas, disputas e apresentações que os alunos demonstram se estão aprendendo a ganhar e a perder, superar dificuldades, ser resiliente e persistente, obedecer às regras e ter disciplina. Valores propostos pelo esporte educacional e que os alunos podem aplicar em diversas situações durante suas vidas. Esse aprendizado causa impacto direto na vida dessas crianças e adolescentes. “Isso faz parte de uma construção de valores que leva um tempo para as crianças absorverem, porém, a grande maioria das crianças sente-se motivada a melhorar o seu desempenho”, afirma Valeria Bonatti, coordenadora da Oned, Organização Nacional das Entidades do Desporto.
O projeto Esporte Cidadão é desenvolvido pela Oned, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, recebe recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, desde 2014, e é incentivado pela John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa. Oferece aulas gratuitas de 20 modalidades esportivas para 7 mil crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em 19 núcleos distribuídos pela cidade.
No sábado (13), foi realizado o segundo dia do 4º Encontro Esporte Cidadão, do qual participaram os alunos de Taekwondo, Voleibol, Futebol, Capoeira e Bicicross.
Clayton Lima, massoterapeuta, é pai de Israel Nicolas Lima, 9 anos, aluno de Futebol do Núcleo Centro Esportivo e esteve presente no Encontro, prestigiando o filho. “O projeto é maravilhoso para ele! Melhora a sua autoestima e como ele sonha em ser jogador de futebol, tem sido muito bom”, afirma Clayton. “Estou gostando muito! Eu quero ser um ‘cara’ de muita qualidade no esporte. Depois que comecei a fazer as aulas estou mais rápido, aprendi a jogar e fiz alguns novos amigos”, comenta Israel.