Pode ser sintoma de doença grave dor de garganta

Faringoamigdalite causada por bactéria tem chance de provocar doença cardíaca

A tenção aos sintomas. A dor é o principal sintoma da faringoamigdalite, inflamação que afeta a faringe e as amigdalas. Na maioria dos casos, a doença é de origem viral, mas quando causada por bactéria – em especial o estreptococo do grupo A (pyogenes) – o quadro fica mais complicado: quando não tratada adequadamente, pode provocar sequelas graves.
“Isso pode ocorrer tanto pelo agravamento da infecção com a formação de abscessos (bolha de pus), como a glomerulonefrite (que afeta os rins) e a febre reumática, que pode causar uma endocardite”, explica Marcela Vilela, otorrinolaringologista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl).
A faringoamigdalite estreptocócica costuma afetar mais as crianças do que os adultos. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos a reclamações dos filhos sobre dores na região da garganta. Um tratamento não adequado pode comprometer para sempre a saúde da criança, já que as sequelas podem afetar o funcionamento do coração.
Se um caso da doença for diagnosticado em alguém próximo, a recomendação é evitar o contato direto. A bactéria pode ser transmitida em um aperto de mão, no compartilhamento de um copo, ou em uma conversa, por meio das gotículas de saliva ao falar.
O diagnóstico é feito por exames laboratoriais.
“Colhemos um material da garganta e fazemos um teste de reação imunológica para detectar partículas da bactéria na amostra”, diz Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico.
O tratamento é feito com antibióticos e tem duração de sete a dez dias. O médico pode recomendar analgésicos e antitérmicos para amenizar as dores e a febre.