Fuja das armadilhas da estação – verão 2016

Saiba como evitar e tratar doenças que surgem devido ao calor

22---Verão

O clima é propenso para colocar as pernas para o ar e curtir a vida. Mas nem só de divertimento se faz o verão. Sol intenso e temperaturas elevadas – com a sensação térmica maior ainda – fazem o corpo sentir o impacto da estação mais festejada pelos cariocas. O resultado é o aparecimento de problemas de saúde típicos desta época do ano, que, na maioria dos casos, podem ser tratados em casa.
A pele é um dos órgãos mais atingidos. Segundo a dermatologista Karla Assed, isso se deve ao aumento da umidade e da transpiração, o que favorece a formação de algumas doenças cutâneas. Os dois fatores também afetam o organismo internamente, já que fica mais difícil manter a temperatura corporal e a pressão arterial.

desequilíbrio
“Dependendo da pessoa, a pressão pode ficar mais alta ou mais baixa. Além disso, surge uma maior propensão a infecções, porque a imunidade precisa de uma faixa de temperatura constante para funcionar bem”, explica a médica de família e comunidade Ana Paula Lemes.
De acordo com a especialista, caso haja tonturas decorrentes de variações de pressão, é importante procurar um local ventilado para se sentar no momento do mal-estar; molhar a pele com água fresca, se possível; e ingerir frutas e líquidos com eletrólitos (sucos e isotônicos, por exemplo).