No verão, o cabelo exige mais cuidado

Como saber quais os produtos certos para as madeixas

divulgação

 

Deixar o cabelo bonito no verão, mesmo com os efeitos de sol, mar, vento e cloro de piscina não é uma tarefa tão difícil. O problema maior hoje em dia é saber o que serve para você no meio da gama enorme de ofertas que há no mundo da beleza. Ainda mais quando o mesmo produto recebe várias nomenclaturas diferentes.
“O xampu antirresíduo, o de limpeza profunda e o detox, por exemplo, têm a mesma função, que é a de retirar as impurezas do couro cabeludo e do fio”, explica o hair stylist Wilson Eliodorio, que ainda dá uma dica sobre a repetição da aplicação do xampu comum nas lavagens de rotina: “quem lava o cabelo todo dia não precisa usar o produto duas vezes. A sensação de limpeza aparecerá na primeira aplicação. A repetição é necessária caso a pessoa use finalizadores com frequência ou dê um intervalo grande entre as lavagens.
Já Vania Cristina Conceição, cabeleireira e educadora de formação da L’Oréal, chama a atenção para as famosas receitas caseiras: “essas misturas não fazem mal, mas funcionam superficialmente, porque as partículas dos ativos são muito grandes e não penetram no fio.
Entenda de que produtos seus fios precisam entre máscaras, ampolas, BB creams, CC creams e muito mais.

1. tratamentos

Hidratar, nutrir e reconstruir. Essas são as formas de tratar o cabelo. Parece simples, mas não é! Escolher entre uma delas e saber qual linha se adequa à sua necessidade é a grande questão. “A hidratação serve para repor a água do fio, devolvendo a sua maleabilidade. Pode ser feita quantas vezes for necessário”, explica Zica Assis, embaixadora do Beleza Natural. Já a nutrição tem como objetivo devolver os nutrientes que o cabelo perdeu durante a exposição ao sol, uso de química etc. Se o fio estiver muito danificado, intercale com uma hidratação ou reconstrução até sentir a melhora. Caso contrário, uma vez a cada 15 dias é o suficiente. “Muitas vezes a hidratação é associada à nutrição, depende da composição do produto. Há uns com abacate, à base de óleos, outros para cabelos secos, tingidos…”, diz Vania Cristina Conceição, da L’Oréal. Ela pontua que a reconstrução recupera a estrutura do fio ao repor a queratina. “Você sabe que está precisando desse tipo de tratamento quando seu cabelo está com muito frizz, embaraçando com facilidade e quebrando no meio do fio. Nesses casos, não adianta fazer uma vez por mês, como é indicado para um cabelo saudável. Comece fazendo semanalmente, depois a cada 15 dias, até perceber que o cabelo está recuperado.

2. pré-xampu

Xampu purificador, xampu antirresíduos, xampu creme, espuma de limpeza, esfoliante, óleos… Há várias formas de iniciar o cuidado com os fios. No quesito limpeza, mulheres com cabelo seco, crespo ou fino devem prestar atenção na hora de usar produtos que promovam uma limpeza muito profunda, porque podem provocar ressecamento. “Nesses casos, só aplique se o cabelo estiver muito sujo, por causa do uso de finalizadores ou em função de agressões externas, como frequentes banhos de piscina. Senão, prefira os xampus que não fazem espuma ou os xampus cremes. Eles agridem menos os fios mais sensíveis, apesar de não lavarem tão bem”, explica o hair stylist Wilson Eliodorio, que ensina como usar qualquer tipo de xampu. “Nada de passá-lo desordenadamente. Coloque uma quantidade na mão e com a ponta dos dedos aplique diretamente no couro cabeludo, massageando. O restante do fio será lavado com o cair da espuma”. Os pré-xampus que não forem de limpeza devem ser usados geralmente com os fios secos e de acordo com a indicação. “Aplique do meio para a ponta e escove bastante, para a oleosidade natural da raiz se misturar com a química. Isso ajudará a proteger o cabelo. Depois lave normalmente”.

3. Finalizadores

Além dos conhecidos leave in, creme de pentear, cera, pomada, sérum, óleos e mousse, há no mercado muitos outros finalizadores. Os mais novos da lista são o BB cream e o CC cream. “As mulheres de cabelo seco, cacheado e crespo precisam usar creme sem enxágue com os fios ainda úmidos. Caso os seus cachos não fiquem muito definidos, você pode passar um pouco de mousse antes do leave in. Eu gosto de usar o óleo depois, nas pontas, para dar um acabamento mais bonito. O uso da pomada e da cera deve ser cuidadoso, principalmente por quem tem os fios oleosos e finos. Para elas, o xampu seco é uma ótima opção. Além de dar um aspecto mais limpo, ele ajuda a dar textura. É um tipo de maquiagem capilar”, explica o hair stylist Wilson Eliodorio. O BB cream é um leave in com ação restauradora e antioxidante. Ele retém a umidade natural dos fios, tem proteção UVA, UVB e térmica e, por isso, é importante para quem usa secador, chapinha e babyliss. “O CC cream tem a função de corrigir a superfície capilar e alinhar as cutículas. Tem também alta proteção contra os raios UVA e UVB, mas não oferece proteção térmica”, pontua Vania Cristina da Conceição.

4. Primer

Assim como o primer facial prepara a pele para a maquiagem, o capilar deixa o fio pronto para receber todos os nutrientes da máscara (quando indicado para ser usado antes do tratamento) ou do finalizador (quando prolonga o beneficio dos produtos de finalização). “No primeiro caso, geralmente o primer é uma ampola, que parece uma cera. Após a lavagem, o produto é aplicado em zigue-zague. O tempo de pausa é de três minutos. Ele não deve ser retirado antes da aplicação da máscara e é indicado para todos os tipos de cabelo. Mas geralmente os que mais precisam são os que sofrem com o uso de química. “, explica Vania Cristina da Conceição, da L’Oréal. No segundo caso, o primer é um spray que deve ser borrifado nos fios antes do finalizador.