Couro cabeludo deve ser protegido dos raios solares

15 - Verão

Carecas podem desenvolver câncer de pele. Cabeludos podem perder fios

O couro cabeludo muitas vezes é uma área negligenciada do corpo. Na maioria das vezes, só nos preocupamos quando aparece alguma ferida. Nesse período de praia, piscina e intensa exposição ao sol, é preciso tomar alguns cuidados com essa região.

“A área é mais sensível e, por isso, precisamos do cabelo para protegê-la” – diz Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Quem tem pouco cabelo ou é careca precisa tomar ainda mais cuidado com o couro cabeludo, já que a região fica mais exposta às radiações ultravioleta A e B.

“As pessoas que têm pouco ou nenhum cabelo nessa área correm mais risco de desenvolver um câncer de pele na região. Então, quem é calvo ou careca deve proteger o couro cabeludo da mesma maneira que protege todo o resto do corpo” – recomenda Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar.

E mesmo quem tem cabelo deve se preocupar em proteger o couro cabeludo. Caso contrário, pode acelerar o processo de queda de cabelo.

“A alopecia senescente é a perda de cabelo que acontece com o passar dos anos e uma das causas que adianta este problema é a exposição ao sol” – alerta Tatiana.

Para evitar queimaduras e desenvolvimento de feridas e outras doenças, é preciso tomar alguns cuidados com o couro cabeludo antes e depois de ir à praia ou à piscina (confira no infográfico ao lado).

É comum, quando ficamos expostos sem proteger a cabeça, que a região fique avermelhada. Caso a queimadura apresente ardência que incomode demais, é preciso procurar ajuda médica para solucionar o problema.

Texto: Evelin Azevedo/todo extra