Prefere cabelo limpo e comprido

PIOLHO

Especialistas dão dicas de como evitar infestações na volta das crianças às aulas

Xô, coceira! Muitas crianças voltam a estudar essa semana, e o retorno às aulas gera uma série de preocupações nos pais. Uma delas é em relação ao piolho. O parasita que costuma aparecer na cabeça das crianças (e também na de adultos) se alimenta de sangue humano. A pediculose, popularmente conhecida como infestação de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos.

Engana-se quem pensa que a falta de higiene é o principal fator de risco para ser infectado pelo bichinho que causa coceira no couro cabeludo: eles gostam mesmo é de cabeça limpa e fios compridos!

Crianças em idade escolar são as mais atingidas pelo tipo capilar, com maior incidência em meninas, mas podem abranger qualquer sexo e idade, inclusive os adultos.

A melhor maneira de não pegar piolho é não ter contato direto com a pessoa que porta o parasita. Mas como é difícil saber quem tem ou não o bichinho na cabeça, é bom tomar alguns cuidados.

“É importante a família saber que as crianças não devem ir de cabelo molhado para a escola, porque a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação do piolho”, afirma Ana Mósca, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os pais precisam estar atentos a sintomas como coceira frequente na parte de trás da cabeça.

“Se a infestação for detectada precocemente e tratada de maneira rápida, não deve haver preocupações. As infestações que não são tratadas produzem feridas que podem levar à infecção”, alerta Joanna Stauber, especialista da Clínica do Piolho, em Copacabana.

O tratamento consiste em retirar piolhos e lêndeas com as mãos e o pente-fino. Em vez de esmagar o inseto com as unhas, o certo é mergulhá-lo em uma solução contendo água e vinagre (em igual quantidade). Quando a criança está infectada, é preciso que toda a família se cuide.

17 - Piolho

Texto: Evelin Azevedo/ infoglobo  | Foto: divulgação