E não ‘tique’? Quando é TOC

Transtorno obsessivo compulsivo é diferente de mania e prejudica o dia a dia

Não é brincadeira. Para um desavisado, hábitos como lavar muito as mãos ou checar repetidas vezes se fez determinada coisa podem ser vistos apenas como manias. Mas esse tipo de comportamento pode ir bem além disso e configurar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Os sintomas, em geral, trazem sofrimento e limitam atividades cotidianas.
As manias não trazem necessariamente tais prejuízos. Segundo especialistas, é algo construído social ou culturalmente, um jeito, como não sair de casa sem arrumar a cama ou organizar as roupas sempre da mesma forma.
“Manias são comportamentos que se tornam habituais, mas que não incapacitam do ponto de vista psíquico ou comportamental”, diz Márcia Stanzione, professora de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa. – Quando o comportamento consome um tempo importante do dia ou traz desconforto, com prejuízos à vida pessoal ou profissional, pode ser considerado TOC.

Ciclo vicioso
O médico Thyago Azevedo, coordenador técnico da psiquiatria do Grupo Prontobaby, dá um exemplo de comportamento compulsivo ligado ao TOC: lavar a mão 15 vezes sempre que apertar a mão de alguém ou for ao banheiro.
“O comportamento compulsivo vem para amenizar o pensamento obsessivo. É um ciclo vicioso que se retroalimenta”, pontua o médico.
Márcia ressalta ainda que o indivíduo que tem TOC sabe dos prejuízos de suas ações, mas não consegue evitar comportamentos repetitivos.

texto: Evelin Azevedo/ infoglobo | foto: divulgação