Estreia mais uma produção da Marvel

ETERNO

11 - eternos

A estrela Angelina Jolie em seu elenco, na personagem Thena

Com estreia na quinta-feira (4), “Eternos” parece não entregar ao público uma história bem ambientada e fascinante como as de outros filmes da Marvel Studios, mesmo com a estrela Angelina Jolie em seu elenco, na personagem Thena.

O longa da Marvel Studios dirigido por Chloé Zhao – ganhadora do Oscar de Melhor Filme e Direção por ‘Nomadland’ – nos apresenta a criação do multiverso dos heróis da MCU e todas as suas particularidades, alternando entre o passado e os dias atuais com muitos diálogos e pouca ação. Com isso, os primeiros 50 minutos de filme é arrastado. Lembrando que o longa tem 2 horas e 30 minutos de duração.

Com 66% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila críticas de cinema, “Eternos” detém a pior avaliação da história da Marvel, empatado com “Thor: Mundo Sombrio”.

A produção conta com um elenco diverso não só etnicamente, mas no quesito idade, como Salma Hayek (Ajak), de 55 anos até Lia McHugh (Sprite), de 14, e todos sem exceção tem seu desenvolvimento com calma e atenção, para mostrar a importância na trama.

Os Celestiais apareceram pela primeira vez em Guardiões da Galáxia (2014) de forma tímida e breve. Com o lançamento de Eternos (2021), podem ganhar mais relevância, como são os criadores dos Deviantes e Eternos.

Nate Moore, produtor de Eternos (2021), explicou a versão dos Celestiais vista no filme; algo mais próximo dos seres cósmicos dos quadrinhos do desenhista Jack Kirby, mas com roupagem atual.
Detalhe, as roupas dos heróis são uma obra-prima. Os vilões também não ficam atrás com efeitos especiais incríveis. As cenas de luta foram muito bem coreografadas (não tão bem quanto em “Viúva Negra”). Cada ‘eterno’ tem um poder diferente e juntos formam ótimas combinações de golpes e é ai que ficamos apreensivos para assistir o que virá em cada conflito.

Baseando-se nas prévias divulgadas, entrevistas e visuais, os Celestiais terão poderes similares à versão das HQs. Assim, são criaturas parecidas com deuses, capazes de transitar pelo multiverso.

Isso explica, inclusive, o “surgimento” dos Eternos no MCU somente agora, após diversas situações onde poderiam intervir.

Jemiah, ou Analisador, é um dos Celestiais e, no trailer, aparece criando e teletransportando energia com as próprias mãos. É importante ressaltar que Ego, de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) é da mesma raça de Jemiah, e compartilha alguns desses poderes ao controlar energia, por exemplo. Além disso, o pai de Peter Quill manipula matéria, tornando a regeneração e alteração da forma do corpo possível.

Engana-se quem acha que os ‘eternos’ parecem uma família disfuncional, todos têm laços que os unem e não importa para onde vão uma coisa é certa: os eternos voltarão.

Fotos: divulgação