A malhação começa pela alimentação

SACO VAZIO NÃO FICA EM PÉ

16 - Dieta

Escolha do que comer antes do exercício é bom para alcançar resultado

O verão se aproxima e é neste período do ano que as pessoas mais procuram fazer suas matrículas em academias. Além de aprender sobre os exercícios que vão ajudar a emagrecer e a turbinar os músculos, é preciso lembrar que a alimentação é um dos pilares para se obter os resultados desejados.

– O treino é um estímulo para a construção de tecido muscular, é catabólico, ou seja, ele quebra tecido para mais tarde, através da alimentação e do descanso, gerar mais músculos – explica Luiz Fernando Guimarães, especialista em medicina esportiva.

A alimentação correta é a responsável por repor todos os nutrientes e a energia utilizados pelo nosso organismo durante o treinamento, seja ele aeróbico (que contribui para a perda de peso) ou de musculação.

– As proteínas ingeridas são as responsáveis pela manutenção e construção dos músculos. Por isso é importante balancear a dieta durante o dia. O equilíbrio entre carboidratos, proteínas e vegetais garantirá a melhor performance e a boa saúde – orienta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

Para antes do treino, é recomendado consumir alimentos de baixo índice glicêmico (como a batata-doce), porque eles são de lenta absorção e dão energia para toda a atividade física. Se o treinamento durar mais de uma hora, pode ser feito o uso de bebidas isotônicas, que ajudam a repor a energia e alguns nutrientes perdidos durante a prática.

Vale lembrar que é sempre recomendável comer alguma coisa antes da prática de atividade física, nem que seja apenas uma vitamina. Fazer exercício em jejum é algo que só deve ocorrer com orientação profissional.

– Comer antes de qualquer prática esportiva é essencial para que não haja nenhum desconforto durante o exercício, como hipoglicemia, e, consequentemente, queda de pressão, porque o alimento é que fornecerá a energia necessária para a prática da atividade – afirma Cyntia.

16 - Dieta 2

Texto: Evelin Azevedo / Foto: divulgação/ Photo Mix por: Pixabay