WhatsApp se transforma em a nova ‘arma’ contra snapchat

Aplicativo ganhou recurso para compartilhar fotos

texto: Por Matheus Mans/agência estado | foto: divulgação
texto: Por Matheus Mans/agência estado | foto: divulgação

O aplicativo de mensagens WhatsApp lança uma nova atualização que transforma o aplicativo em um novo concorrente direto para o aplicativo de mensagens efêmeras Snapchat. A partir de agora, usuários do mensageiro poderão enviar fotos, vídeos e GIFs para que sejam vistos contatos por até 24 horas. Após o período, o conteúdo desaparece – recurso idêntico ao do Snapchat Stories.
“Com o passar do tempo, o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de texto e se tornou um aplicativo multimídia”, afirma o desenvolvedor de produtos do WhatsApp, Randall Saraffa. “Esta é uma transformação natural, já que os usuários estão dando cada vez mais atenção para a foto e, principalmente, para o vídeo.”
O principal foco da atualização é a ferramenta Status, que ganha uma aba exclusiva no espaço hoje ocupado pelos contatos. Nela, é possível ver fotos e vídeos enviados pelos contatos – basta tocar na foto do usuário para assistir. Além disso, uma nova aba de câmera foi adicionada à tela inicial, permitindo que usuários tirem fotos e gravem vídeos rapidamente para enviar à aba ‘Status’ ou diretamente aos seus contatos.
Os usuários ainda poderão editar a imagem no próprio WhatsApp, incluindo ilustrações, emojis, desenhos e outras figuras. Ainda será possível responder as imagens – como é feito, atualmente, nas mensagens de texto trocadas no app. Basta clicar na foto e em ‘Responder’ para iniciar uma conversa com o contato.

disputa
A briga entre Facebook – que controla o aplicativo WhatsApp – e Snapchat não é nova. No final de 2013, a empresa de Mark Zuckerberg tentou comprar o app de mensagens efêmeras, mas teve suas ofertas recusadas. A partir daí, o Facebook começou uma ‘cruzada’ contra o Snapchat, copiando os principais recursos do rival. Entre os movimentos mais significativos, está o lançamento do Instagram Stories, e o lançamento do aplicativo Flash no Brasil.
Questionado sobre a semelhança com o Snapchat, que deve abrir capital ainda em março, Saraffa desconversa. “As pessoas estão enviando e recebendo mais vídeos no WhatsApp. É natural que a gente empregue recursos como esses”, afirma. Segundo ele, a adoção de um recurso similar no Whats-
App não vai gerar uma ‘guerra’ entre os aplicativos de propriedade do Facebook. “Cada um dos recursos contam com diferenciais e características inerentes ao serviço que o possui”, afirma Saraffa.

Certeiro
O Facebook pode ter apostado em acrescentar os novos recursos ao WhatsApp, pois o aplicativo pode ser mais ‘certeiro’ que o Instagram para desbancar o Snapchat. O aplicativo de fotos e vídeos efêmeros tem, atualmente, 158 milhões de usuários; o Instagram tem mais de 300 milhões de usuários, enquanto o WhatsApp reúne mais de um bilhão de pessoas. Se conseguir emplacar a nova função em um aplicativo tão popular, o Facebook pode frear a adesão ao Snapchat.
“É uma guerra entre empresas para decidir quem vai mandar no mercado de aplicativos de mensagens efêmeras”, afirma o analista da consultoria Nielsen, José Calazans. “Também há o fator da publicidade. Até hoje, o WhatsApp não era um serviço rentável. Ao apostar nas mensagens efêmeras, o Facebook pode encontrar um meio de ganhar dinheiro com anúncios ou outros serviços.”
Procurados pelo jornal sobre a semelhança de recursos, Facebook e Snapchat preferiram não se posicionar.