Vigilância orienta sobre aparecimento de escorpiões

Foto Eliandro Figueira RIC/PMI

O Departamento de Vigilância Epidemiológica tem recebido mais solicitações de vistoria nas residências por conta do aparecimento de escorpiões. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde traz algumas informações e orientações importantes sobre os cuidados necessários para evitar o aparecimento do animal.
Os escorpiões são animais de hábito noturno adaptáveis ao meio urbano e, entre a primavera e o verão, seu aparecimento é mais comum, pois, além de ser o período propício à reprodução, é também quando este aracnídeo sai à procura de insetos como grilos e baratas, sua principal fonte de alimentação. O período mais chuvoso também contribui para o aparecimento, que sai do seu esconderijo em busca de ambientes mais secos.
Segundo o agente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ulisses Bernardinetti, o ideal para capturar o escorpião é recolhê-lo com o auxílio de uma pá de cabo longo e tomando muito cuidado para que não ocorra um acidente, colocando-o em um balde ou recipiente de vidro, pois ele não consegue subir em superfícies lisas. Em seguida coloque álcool até a imersão, para que ele morra.