Qual o papel da Tecnologia na Educação?

Bett Brasil 2022

bettTecnologia educacional para o ensino, a aprendizagem e futuro do trabalho

A edição de 2022 da Bett Brasil, maior evento sobre Educação, Tecnologia e Inovação da América Latina, que será realizado de 10 a 13 de maio, em São Paulo, terá como tema central “Cocriando a Educação do Futuro”, alicerçado e inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4/Educação), parte da Agenda 2030 instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e também por quatro eixos: Inclusão e Diversidade; Gestão Educacional; Competências Socioemocionais e Saúde, e Inovação e Cenários Futuros.

Boa parte do cenário que será apresentado no evento envolve a tecnologia educacional para a aprendizagem, para o ensino e, também, para o futuro do trabalho.

Nos últimos dois anos, ficou evidente a necessidade de um debate urgente e aprofundado por parte de todos os entes envolvidos com o aprender, o reaprender e o ensinar. Se o país estava preparado, o abismo social deixou evidente que não. Ainda é preciso uma estratégia nacional que proporcione uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com base em conhecimento científico, voltada para o mundo do trabalho e que inclua a tecnologia.

“Estamos todos conectados e podemos aprender uns com os outros”, é assim que resume o poder da tecnologia para a educação global Jim Knight, palestrante da Bett Show, realizada este ano em Londres e que também estará na Bett Brasil. “O poder da tecnologia para conectar pessoas, criar o senso de comunidade, compartilhar aprendizados é realmente profundo. Tenho certeza de que o contexto diferente do Brasil faz com que haja coisas diferentes para se aprender do nosso contexto na Inglaterra – e vice-versa”, pondera Knight, ex-ministro britânico para escolas, digitalização e emprego. O futuro, daqui a 5, 10 ou 15 anos, movimenta-se neste sentido de aprender com o outro.

Caso do Metaverso, como explica Romero Tori: “Os metaversos são ambientes naturalmente gamificados, pois já oferecem avatar, feedback, protagonismo, contexto, narrativa e relacionamentos, além de possuírem ‘look and feel’ – olhar e sentir – de games e usarem a linguagem e a tecnologia dos jogos digitais. Não é difícil imaginar as possibilidades de utilização desse tipo de ambiente na educação”, indica Tori, membro do Conselho da Bett Brasil. O evento ocorrerá no Transamerica Expo Center – em São Paulo.

Site oficial: https://brasil.bettshow.com/home

Foto: Divulgação