A tendência que valoriza a beleza natural

Skinimalismo

15 - DivulgaçãoO novo estilo vem ganhando força a cada dia e reforça: “menos é mais”

Mesmo com a retomada da rotina de muitos trabalhadores após dois anos de pandemia, produtos leves de skincare seguem em alta. Agora a nova moda é o Skinimalismo.
Devido à pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, e consequentemente diminuíram o uso de maquiagens e de produtos para beleza. Por isso, esse novo estilo de beleza aumenta a cada dia, reforçando que “o menos é mais”.

Antes dessa nova tendência, os cuidados com a pele, inspirados nas sul-coreanas, era composta por várias etapas, como óleos, espumas e máscaras faciais. Agora a nova onda consiste em várias marcas de maquiagens inserindo ativos típicos de skincare, ou seja, investindo no famoso “2 em 1” em seus produtos.

As bases e corretivos também tiveram grandes mudanças, as marcas passaram a investir em produtos mais leves, para criar um visual mais natural, deixando transparecer uma pele mais saudável.
Em entrevista para a revista Vogue, a fundadora da Drunk Elephant, Tiffany Masterson, conta que usar muitas substâncias de uma só vez na pele pode causar irritações e alergias. “Quanto mais ingredientes incluímos nos nossos rituais, maiores são as chances de sofremos com alergias”, conta ela.

“A pele tem um limite de absorção e muitas vezes não consegue digerir sobreposições de produtos muito complexos”, diz a empresária.

Tiffany relata ainda que não é interessante colocar nos rótulos das embalagens, nomes de ativos grandes e de difícil entendimento para chamar atenção, muitos deles são aromatizantes e corantes, que não são nada benéficos para a pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que para manter um rosto saudável não é preciso passar várias substâncias na pele. “Se não apresenta doenças ou problemas, pode se manter assim com uma rotina de apenas três passos”:

Limpeza: é uma das etapas mais importantes quando se trata de cuidados com a pele. Pois, é nessa hora que impurezas como a poluição são eliminadas. Ela libera radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce. O ideal é utilizar um sabonete neutro e suave, que seja indicado para o seu tipo de pele.

Hidratante: pessoas com peles oleosas podem ficar com dúvidas se podem ou não usar hidratante, o produto deve ser livre de óleos, mas o uso do hidratante é indispensável. O colo e pescoço também merecem receber atenção especial.

Protetor solar: esse é um passo essencial, principalmente para aqueles que possuem histórico familiar de câncer de pele. Além disso, o filtro solar auxilia no combate ao envelhecimento, ressecamento e manchas.

Texto e Foto: Cosmetic Innovation/Divulgação