Prefeitura adquire três mil testes rápidos de dengue com recursos do Fundocamp

Teste Rápido 1

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de adquirir três mil testes rápidos de dengue, que auxiliam no diagnóstico sorológico da doença. Trata-se de uma importante ferramenta para direcionar as ações de campo para o controle do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor. Os testes fazem a determinação de IgG/IgM antivírus da dengue por método imunocromatográfico contra os quatro sorotipos do vírus.
A aquisição dos exames foi feita com recursos financeiros do Fundocamp, vinculado à Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e integra o projeto ‘Combate às Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika na RMC”. Elaborado pelas Secretarias de Saúde dos Municípios de Campinas, Indaiatuba e Santa Bárbara d’Oeste, o projeto, aprovado em 2018 e deliberado pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, previa a aquisição de diversos materiais com vistas a permitir novas ações de combate aos agentes transmissores da dengue e demais arboviroses urbanas, diminuindo o número na RMC.
“Este projeto constitui uma parceria de grande importância não só para Indaiatuba, como para os demais municípios da RMC, pois com esse apoio da Agemcamp fizemos a aquisição de equipamentos importantes que agregam de forma substancial aos trabalhos técnicos de vigilância e controle da dengue, que são realizados durante todo o ano, porém com mais atenção entre os meses de janeiro a maio, quando tradicionalmente temos aumento dos casos”, explicou Graziela.
Com os recursos provenientes do Fundocamp, desde o início de 2020, a Secretaria de Saúde adquiriu 300 mil panfletos com orientações sobre prevenção para população nas ações de vistorias prediais, eventos educacionais e distribuição nas Unidades Educacionais e de Saúde; 1,5 mil bags utilizados para adequação de ambientes com materiais recicláveis que estão causando riscos de proliferação de mosquitos; 1.460 telas mosquiteiro para regularizar as caixas-d’água sem tampa; 300 unidades de testes rápidos NS1 para dengue e cinco equipamentos de inspeção visual remota, que auxilia na verificação de criadouros em locais altos, como calhas e lajes.
Em Indaiatuba, a pandemia de Covid-19 não interferiu nas ações de controle da dengue, que permanecem sendo realizadas em toda a cidade de maneira contínua. Indaiatuba registrou de janeiro até a quarta-feira (24) 163 casos confirmados de dengue, sendo 149 autóctones e 14 importados. Há 31 casos notificados aguardando o resultado dos exames. Sempre que um caso de dengue é confirmado são desencadeadas medidas visando interromper a transmissão com a atividade de bloqueio de criadouros, por meio da visita a imóveis situados em um raio delimitado de 150m metros, tendo como centro o caso identificado positivo.