Plano Municipal de Vacinação | Covid-19

torstensimon por pixabay                                                   Município está preparado com insumos e Equipe de Saúde para ação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Indaiatuba divulga o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 seguindo cronograma divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Cerca de 200 Profissionais de Saúde estarão envolvidos na vacinação do público-alvo que será de aproximadamente 35 mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos e Profissionais de Saúde. A previsão é aplicar mais de 70 mil doses (1ª e 2ª doses) da vacina a partir do dia 25.

De acordo o prefeito da cidade, Nilson Gaspar (MDB), Indaiatuba está preparada para esse esquema vacinal e já tem todos os insumos necessários para a realizar a imunização. “A população que irá receber a vacina foi decidida pelo Governo do Estado e nós planejamos toda ação para que a população seja vacinada com segurança e de forma rápida. As pessoas que serão vacinadas contra a Covid-19 farão um cadastro para agilizar o processo e também para o controle das doses, pois teremos que prestar conta de cada dose aplicada, e por isso, tudo foi muito bem organizado e planejado pela nossa equipe”, explica Gaspar.

O município fará a vacinação em três grandes polos, o Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito, cada ponto será equipado com posto médico e estrutura adequada para evitar aglomeração. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 unidades, sendo assim o Calendário Nacional de Vacinação não será prejudicado para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Graziela Garcia, ressalta a importância da colaboração da população para o cumprimento das datas e etapas da vacinação. “Esse é um momento histórico para todos e precisamos mais do que nunca da colaboração, compreensão, disciplina e paciência da população para cumprir exatamente as etapas da vacina. Teremos uma grande equipe treinada para realizar a imunização em três grandes polos para vacinar de forma ordenada. O sucesso dessa ação irá depender do trabalho de todos, tanto dos Profissionais de Saúde como da população. Lembrando que todas as datas são previsões de acordo com o Governo do Estado o qual enviará a vacina para nós”, destaca Graziela.

Cadastro minha vacina
A Prefeitura de Indaiatuba está desenvolvendo um sistema de cadastro que será a primeira etapa do processo de vacinação. O sistema estará disponível no site da Prefeitura a partir de segunda-feira, dia 18. Para realizar o cadastro o cidadão que fará parte dessa etapa, irá preencher com os dados pessoais e em seguida receberá a confirmação do cadastro por email. Os Profissionais de Saúde devem apresentar documentação que comprove o vínculo. Quem não tiver acesso à internet poderá fazer o cadastro no Ponto Cidadão e no Terminal Rodoviário ‘Maurílio Gonçalves Pinto’.

Os Profissionais de Saúde que se interessar em trabalhar como voluntários na vacinação contra a Covid-19 poderão fazer o cadastro também no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br.

Fase 1 trabalhadores de Saúde e idosos
A vacinação da primeira fase está prevista para começar no dia 25 de janeiro e seguirá até 27 de março de acordo com o cronograma já divulgado pelo Estado de São Paulo. As datas estão sujeitas a alterações de acordo com orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde.

Em Indaiatuba os locais para vacinação serão:
– Centro Esportivo do Trabalhador – Avenida Conceição, nº 1.885, Cidade Nova I
– Complexo Esportivo Morada do Sol – Rua Ricardo Bergamini, nº 230, Jardim Morada do Sol
– Complexo Esportivo Campo Bonito – Avenida Ottilia Ferraz de Camargo, s/n, Campo Bonito.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 17h.

Será obrigatório o uso de máscara para a vacinação, lembrando o cuidado com o distanciamento social e o uso de álcool gel. É orientado não ir acompanhado no dia da vacinação, caso necessário, apenas um acompanhante será permitido.

Trabalhadores de Saúde
1ª Dose – 25/1 a 30/1
2ª Dose – 15/2 a 20/2
Local: Apenas CET (Centro Esportivo do Trabalhador)
Obrigatório levar: cadastro, carteira de inscrição profissional ou holerite; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Idosos acamados
Vacinação na residência, após cadastro.

Idosos moradores e Instituto de Longa Permanência
Vacinação pela equipe de enfermagem do próprio local, após o cadastro. Atualmente Indaiatuba conta com 22 Instituições e 350 institucionalizados.

Idosos acima de 75 anos
1ª Dose – 8/2 a 13/2
2ª Dose – 1/3 a 6/3
Local: Será definido após o cadastro
Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Idosos de 70 a 74 anos
1ª Dose – 15/2 a 20/2
2ª Dose – 8/3 a 13/3
Local: Será definido após o cadastro
Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Idosos de 65 a 69 anos
1ª Dose – 22/2 a 27/2
2ª Dose – 15/3 a 20/3
Local: Será definido após o cadastro
Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Idosos de 60 a 64 anos
1ª Dose – 1/3 a 6/3
2ª Dose – 22/3 a 27/3
Local: Será definido após o cadastro
Obrigatório levar: cadastro; documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Foto: Torstensimon | Pixabay