ONG dá ajuda financeira a pessoas venezuelanas

15 - ong

EMPREENDEDORISMO

ONG Visão Mundial, distribui R$90 mil entre 49 refugiados e migrantes

A ONG Visão Mundial, em iniciativa inédita, entrega de cartões pré-pagos no valor de R$ 1.630 para os refugiados e migrantes venezuelanos e venezuelanas que participaram das formações em empreendedorismo e metodologia GOL.D, oferecidos como parte das ações do projeto Ven, Tú Puedes. O projeto tem como objetivo fornecer assistência básica e ajudar a aumentar a renda familiar de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, entre 18 e 35 anos, residentes nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

A metodologia GOL.D é usada pela Visão Mundial há cerca de uma década. Os grupos têm como principal objetivo a reeducação financeira por meio de uma poupança conjunta, que pode também apoiar, com empréstimos, os pequenos negócios de comunidades carentes, bem como servir de suporte em situações de emergência para seus membros. Essa iniciativa de crédito inicial começou em Boa Vista (Roraima) e entregou cartões pré-pagos para 54 refugiados e migrantes. A ação visa impulsionar o capital financeiro para que os venezuelanos e venezuelanas iniciem seus pequenos negócios. Nesse primeiro momento em São Paulo, a Visão Mundial irá distribuir os cartões para 49 refugiados e migrantes. Na segunda-feira (31) aconteceram as primeiras entregas em Manaus.

“As pessoas venezuelanas refugiadas e migrantes que irão receber essa ajuda já possuem modelos de negócio e serão acompanhadas durante os cursos de poupança comunitária e educação financeira, da Visão Mundial. Como exemplo dos pequenos negócios dos refugiados e migrantes em São Paulo que já estão iniciando podemos citar restaurantes de comida típica venezuelana, casa de bolos, confeitaria e decoração, manicures, pequenas padarias e mercearias”, conta Lilian Silva, coordenadora do projeto Ven, Tú Puedes em São Paulo. “As entregas vão acontecer em especial nas zonas sul, norte e oeste, onde se encontram as casas da maioria dos beneficiários. Também realizaremos algumas entregas diretamente em nosso escritório, de forma individual devido às orientações da OMS para a prevenção da Covid-19. Outra parte das entregas irão acontecer na ONG Aldeias Infantis SOS – Rio Bonito, parceira nesse projeto”, comenta.

Nos próximos 3 meses os venezuelanos e venezuelanas contarão com um acompanhamento do projeto, como uma assessoria ao empreendedor, já que este período é caracterizado como primordial para o sucesso de um negócio. Para receber o capital-semente, os beneficiários passaram previamente por etapas: curso de Mentoria em Plano de Negócios, seguido da Metodologia GOL.D e a realização de uma apresentação do modelo de negócios.

Com o cartão em mãos, o beneficiário pode utilizar o capital-semente em compras no débito, nos variados fornecedores e também poderá realizar o saque do dinheiro. A entrega dos cartões será feita individualmente para cada beneficiário, visando reduzir o número de pessoas juntas em um mesmo local.

Sobre o Ven, Tú Puedes
Ven, Tú Puedes – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos e venezuelanas é uma iniciativa pioneira da ONG Visão Mundial em resposta à crise migratória da Venezuela. Iniciado em outubro de 2019, o projeto de ação humanitária é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (PRM) com o objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de pessoas venezuelanas nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Texto: todo extra | foto: Mônica Imbuzeiro