Mulheres que vão fazer a laqueadura devem manter dados atualizados

Prefeitura não consegue contato com pacientes

Segundo o vice-prefeito e médico coordenador do programa, Dr. Túlio , por conta desta situação a fila de espera está praticamente zerada – Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Prefeitura continua tendo dificuldades de contato com mulheres que integram o Programa de Planejamento Familiar, da Secretaria Municipal da Saúde, e aguardam o agendamento para a realização das cirurgias de laqueadura. A Secretaria não conseguiu contato com 28 pacientes que já participaram do processo inicial do programa, incluindo triagem com equipe multidisciplinar e participação de palestra de planejamento familiar, e estavam apenas aguardando o agendamento.
Em setembro a Administração Municipal iniciou um mutirão para a realização das cirurgias de esterilização (laqueadura e vasectomia) com o objetivo de reduzir o tempo de espera pelos procedimentos no município. Desde o início da ação, em 16 de setembro, até o dia 16 de outubro foram realizadas 17 laqueaduras e 27 vasectomias. Outras 25 laqueaduras já estão agendadas até o final de novembro.
A Secretaria da Saúde orienta as mulheres que já passaram pelas etapas do Programa de Planejamento Familiar, que entrem em contato com o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança pelos telefones (19) 3935-5300 3935-9335 para atualizarem os dados cadastrais.