Montadoras investem na reconstrução de antigos

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Ninguém conhece melhor a cria do que o criador. Portanto, ninguém consegue restaurar melhor um automóvel do que sua própria fabricante. Essa parece ser a lógica por trás de iniciativas de marcas como Lamborghini e Land Rover, que montaram divisões especializadas em devolver à vida automóveis clássicos, respeitando suas características originais.
As duas marcas apresentaram modelos restaurados na exposição Rétromobile 2017, salão de veículos clássicos encerrado neste domingo, em Paris. A Land Rover mostrou um Range Rover 1978 completamente restaurado pela divisão Reborn (renascido, em português). Essa é a primeira das dez unidades de seu modelo mais luxuoso que a marca inglesa pretende recuperar.
No caso do Range Rover, um dos pontos principais da restauração é garantir que o motor 3.5 V8 volte a entregar os 132 cv e 25,5 mkgf originais. O câmbio é manual de quatro marchas. A restauração do jipão de luxo parte de £ 135 mil (cerca de R$ 530 mil). Após a reforma, os veículos serão colocados à venda ou retornarão a seus donos. O trabalho no Range Rover segue a experiência bem-sucedida feita pela mesma divisão com um Jaguar E-Type Coupé.
LAMBORGHINI
A marca italiana levou a Paris o esportivo 350 GT 1964, após um ano de meticuloso trabalho feito pela PoloStorico, a divisão de restaurações da Lamborghini. O carro, de chassi número 121, foi submetido a mais de 1.150 horas de trabalho de especialistas na reconstrução da carroceria e interior. A mecânica e a parte elétrica demandaram outras 780 horas de dedicação, segundo informações do PoloStorico.
A unidade restaurada foi uma das 15 primeiras produzidas pela Automobili Lamborghini, e possuía características que foram mudando conforme a produção foi evoluindo. Por isso, foi necessário estudar a história das alterações para reproduzir no modelo todas as peças conforme as especificações originais.
O interior de couro preto foi refeito, utilizando os métodos clássicos da época. A carroceria foi repintada no mesmo tom branco. Foram empregadas 22 camadas de tinta.
O protótipo 350 GTV foi apresentado pela primeira vez no Salão de Turim (Itália) de 1963. O carro deu origem ao 350 GT, mostrado no ano seguinte, no Salão de Genebra, na Suíça, já como modelo de produção.
O esportivo tem motor 3.5 de 12 cilindros, feito de alumínio, que gera 270 cv. O câmbio de cinco marchas é da marca ZF e a suspensão é independente nas quatro rodas. O PoloStorico já restaurou também um Miura, um LM002 e um Countach.