Modelo tem linhas menos quadradas

Novo Land Rover conta com motor 3.0 V6 turbodiesel

texto: Por Tião Oliveira/agência estado | foto: divulgação
texto: Por Tião Oliveira/agência estado | foto: divulgação

Um ‘gentleman’ que, quando necessário, arranca o smoking para encarar qualquer tipo de trabalho pesado. Assim pode ser descrita a quinta geração do Land Rover Discovery, que será lançado no Brasil em meados deste ano com motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e câmbio automático de oito marchas. O modelo deverá ter tabela a partir de R$ 350 mil. amplitude na cabine.
Após vencer com valentia desafios como subidas em paredão de pedras lisas, asfalto escorregadio, dunas com areia fofa e picos de cerca de dez metros de altura, a constatação é que o novo modelo vale cada centavo que a Land Rover cobrará por ele. Repleto de sistemas eletrônicos, o Discovery permite que mesmo motoristas com pouco conhecimento de off-road passem com tranquilidade por trilhas que ofereçam alto grau de dificuldade.
O acabamento interno primoroso traz revestimento de metal escovado, madeira e couro que, conforme a versão, pode ter dois tons diferentes. Há bom espaço para até sete ocupantes – a terceira fileira, com dois assentos, deverá ser item de série no Brasil.
Aliás, para as duas fileiras de trás há 21 opções de configuração e cada assento pode ser dobrado individualmente. Além disso, o rebatimento elétrico, que leva cerca de 14 segundos para ser concluído, pode ser ativado por um botão no porta-malas ou por meio de aplicativo para o telefone celular.
No visual, o novo utilitário deu adeus às linhas quadradonas da geração anterior. O desenho da dianteira remete a outros modelos da marca, como o Discovery Sport e o Evoque, que inaugurou a atual linguagem de estilo da Land Rover.
Entre os destaques, a estrutura do tipo chassi e longarina deu lugar ao monobloco, o que se traduz em maior rigidez torcional e permite uma perfeita distribuição de peso, de 50% para cada eixo. Agora, cerca de 85% da carroceria é feita de alumínio, resultando na redução de peso de 480 quilos, para pouco mais de 2.100 kg. Além de consumir menos combustível, o Discovery V6 turbodiesel pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
Os números desse ‘regime’ são ainda mais impressionantes considerando que o Discovery ficou 15 cm mais comprido – agora, tem 4,97 metros. Além disso, o entre-eixos cresceu 4 centímetros (para 2,92 metros), que se traduzem em maior espaço interno para os passageiros.
O motor V6 turbodiesel (há também opção V6 a gasolina e duas 2.0 turbodiesel, de 190 e 240 cv) é silencioso e tem muita força em baixa rotação. São nada menos que 60 mkgf a partir das 1.750 rpm O Td6 tem turbo único com sistema de recirculação dos gases do escapamento e bomba de óleo de duas fases e bicos injetores de combustível retrabalhados.
Combinado com o câmbio automático, que faz trocas rápidas e suaves (há opção de passar as marchas manualmente, por meio de hastes no volante) e a tração nas quatro rodas, o carro é um verdadeiro trator na hora de vencer obstáculos. Isso sem deixar de ser requintado.
Colaboram para o bom comportamento o sistema Terrain Response 2, que oferece quatro modos de condução, como sobre neve ou areia, e a suspensão a ar, que permite aumentar a distância livre do solo para encarar obstáculos difíceis
O espaço para bagagem varia de 258 litros, quando todos os bancos estão sendo utilizados, a 2.500 litros com a segunda e a terceira filas de assentos rebatidas. Com até cinco pessoas a bordo, a capacidade do porta-malas é de ótimos 1.137 litros. O único senão do carro é o acesso um tanto difícil ao sexto e sétimo assentos.
Outro sistema interessante é o de acesso à cabine. Quando o motor é desligado ou algum dos ocupantes destrava o cinto de segurança (indicando que pode estar prestes a descer do veículo), a altura da carroceria em relação ao solo é reduzida em 1,5 cm. Caso uma das portas seja aberta, o carro baixa de 2,5 a 4 cm, voltando à posição normal quando o motorista arrancar.
Em relação à conectividade, o Discovery 5 tem central multimídia com tela de 10” sensível ao toque. O sistema é compatível com TV digital, inclui navegador GPS e funções como controles do ar-condicionado. Na Europa, o recurso permite conexão com até oito dispositivos, como celulares, por meio de Wi-Fi. Há ainda Bluetooth de série e nove entradas USB espalhadas pela cabine. O sistema de som, da marca Meridien, tem disco rígido com 10 GB, que permite arquivar cerca de duas mil músicas.
Também agradam o sistema de auxílio a manobras de estacionamento em vagas paralelas, teto solar, abertura do porta-malas por meio de movimentos dos pés (como chutes no ar sob a carroceria) e pulseira à prova d’água, que destrava as portas sem a necessidade de chave. Esse dispositivo estreou no F-Pace, da Jaguar, marca que pertence ao mesmo grupo.
Nos trechos off road, foi possível conferir toda a versatilidade do Discovery, que não esboçou nenhuma reação que indicasse a impossibilidade de seguir pelo caminho desejado. Basta o motorista apontar o volante (com assistência elétrica e respostas diretas) para onde pretende ir e manter todos os sistemas necessários ativados.
Nos trechos mais difíceis do trajeto, como areia e lama, dá para perceber o funcionamento dos vários sistemas instalados no carro. Com um leve toque no acelerador, o motor reage prontamente, despejando toda a sua força nos dois eixos.
A suspensão a ar com gerenciamento eletrônico, por sua vez, mantém o carro firme em curvas e faz correções automáticas caso o motorista cometa alguma barbeiragem. Há ainda alerta sonoro que dispara se o veículo estiver saindo da faixa de rolamento delimitada sem que as luzes de seta sejam acionadas, além de aviso de risco de colisão dianteira, entre 5 e 80 km/h.