BankFacil levanta aporte de R$ 60 milhões

A startup brasileira BankFacil, que oferece empréstimos pela internet, levantou um investimento de R$ 60 milhões com a International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial, e o fundo Naspers. A empresa também anunciou a mudança de nome, passando a se chamar Creditas.
Trata-se da segunda rodada de investimentos da startup, que entre 2015 e 2016 recebeu R$ 30 milhões em investimentos dos fundos Redpoint eVentures, Kaszek Ventures, Quona Capital e QED Investors.
A Creditas é uma das representantes brasileiras no mundo das ‘fintechs’, startups que estão sacudindo os bancos em todo o mundo. Essas novas empresas usam a tecnologia para mudar a forma como as pessoas pagam contas ou contratam empréstimos. O cartão de crédito Nubank e o banco digital Neon estão entre os destaques do segmento no país. A Creditas também tem se destacado: ficou em quarto lugar no ranking de empresas mais inovadoras da América Latina no ranking divulgado pela revista norte-americana Fast Company.
O foco da startup é facilitar o acesso ao crédito para os brasileiros. Ela pratica o chamado refinanciamento, ou seja, o interessado usa sua casa ou carro como garantia de que o empréstimo será pago. Com isso, ela empresta dinheiro a juros mais baixos que os praticados no mercado.
“Mudamos de nome para reafirmar o nosso compromisso com o crédito”, conta o presidente executivo da Creditas, Sergio Furio, “não queremos ser um banco e queríamos deixar isso claro na nova marca.”
Segundo o executivo, o aporte – que também teve a participação de investidores antigos – chegou em boa hora. A startup, que acaba de completar cinco anos, começou com apenas cinco pessoas e hoje já chegou a cem funcionários. “Vamos triplicar nosso time de tecnologia e produto”, diz Curio. “Queremos chegar a 200 funcionários até o final do ano.”