Mãe e Bebê – Gravidinhas em movimento

Preparação: Maíra Charken fez exercícios com fisioterapeuta
Preparação: Maíra Charken fez exercícios com fisioterapeuta

Exercícios físicos na gravidez fortalecem a mulher para o parto

A gravidez é um período delicado na vida de uma mulher. Manter a saúde em dia é fundamental para que mamãe e bebê tenham um bom desenvolvimento. Querendo garantir o melhor de si para o pequeno, a apresentadora Maíra Charken iniciou um treinamento funcional específico para grávidas. Gael nasceu essa semana.
– Preparamos a grávida para a hora da chegada do bebê. Caso ela queira um parto humanizado, seu corpo deve estar preparado para as horas que ela passará sentindo contrações e fazendo força. Visamos também o período pós-parto, pois a mãe acaba ficando com a postura menos ereta ao segurar a criança no colo, amamentar e dar banho. Reforçamos os músculos das costas e dos braços – relata a fisioterapeuta Rachel Lima do Projeto Mater, que funciona no Centro de Saúde Revigore.
O treinamento recebido por Maíra foi fundamental para enfrentar as 12 horas de parto. Só que, por conta de uma complicação, a apresentadora precisou ir ao hospital para fazer uma cesárea às pressas. Mas as atividades feitas durante os nove meses de gestação não foram em vão, já que os exercícios também ajudarão na recuperação da cirurgia.
Apesar de trazer muitos benefícios, a atividade física não é recomendada para 100% das grávidas, de acordo com a ginecologista e obstetra Mariana Conforto, da Perinatal onde o parto foi realizado: “a decisão de iniciar uma atividade física deve ser tomada em conjunto, paciente e médico responsável pelo pré-natal. Recomendamos que a maioria das gestantes faça algum exercício, mas não todas. É preciso que seja feita uma avaliação individual para ver se a mulher pode ou não fazer, a partir das atividades que ela gosta”.


Benefícios

1 Reduz os riscos de complicação:
Praticar atividades físicas ajuda a reduzir os riscos de pressão alta na gravidez, evitando a pré-eclâmpsia, que coloca em risco a vida da mãe e do bebê.

2 Alivia a ansiedade:
Esperar por cerca de nove meses a chegada do bebê pode provocar nas mães uma crise de ansiedade. Durante a prática de exercícios, o organismo libera substâncias como a endorfina que relaxam e mandam a ansiedade para longe.

3 Ajuda na recuperação pós-parto:
Com o fortalecimento dos músculos, a mulher fica preparada para enfrentar as maratonas de amamentação e levantamento do bebê. Além disso, seu corpo volta a ser como era antes da gravidez em menos tempo.

4 Melhora a postura:
Com a musculatura das costas fortalecida, a mãe tem menos chance de sentir dores enquanto realiza suas atividades com o bebê, como segurá-lo e amamentá-lo.

 

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Alexandre Campbell/Divulgação