Gatos: tudo o que você precisa saber – alimentação

 Como escolher um alimento completo e balanceado para o pet

texto: Trama Comunicação | fonte: farmina pets foods  | foto:  Divulgação
texto: Trama Comunicação | fonte: farmina pets foods | foto: Divulgação

Os felinos estão conquistando os lares brasileiros. Segundo levantamento do IBGE em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) já são mais de 22 milhões de gatos que vivem como animais de estimação no Brasil. Preocupada com a saúde e o bem-estar desses bichanos, a Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais que respeitam a natureza alimentar de cães e gatos, esclarece os principais pontos sobre a alimentação de felinos.
Caçadores natos, os felinos são animais estritamente carnívoros. Eles não possuem a amilase salivar, enzima responsável pela quebra de açúcares, e por isso esses pets têm dificuldade em digerir carboidratos. Por isso, alimentos com alto teor de proteínas e lipídios e baixo teor de carboidratos são a dieta mais indicada aos gatos.
Apesar de os cães também serem classificados como carnívoros, há diferenças nutricionais entre a dieta das duas espécies. O gato necessita de uma quantidade proteica 40% maior que a do cão para uma alimentação completa. Além disso, o sistema digestivo felino está sempre ativo para lidar com altas doses de proteína, digerindo-as e transformando os aminoácidos em energia. Diferentemente dos gatos, os cães são carnívoros oportunistas, o que significa que, se necessário, podem completar sua dieta com frutas, vegetais e grãos em pequenas porções. Por isso, não é recomendável oferecer rações de cães aos gatos e vice-versa.

Gatos precisam de…
Proteína: a própria natureza do gato já mostra que ele não está preparado para comer grãos ou carboidratos. Seus 30 dentes molares – 12 a menos que os cães – comprovam sua maior necessidade de consumir proteína, principalmente as de origem animal, uma vez que não conseguem digerir as proteínas de origem vegetal. Outro fator importante é a capacidade de armazenamento. ”Os bichanos não armazenam as proteí-
nas excedentes para mais tarde, como os humanos ou os cães fazem. Por esse motivo, todos os dias eles precisam contar com uma alimentação completa”, explica Patrícia Padovez, médica veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.
Taurina e arginina: os felinos precisam ingerir dois aminoácidos obrigatoriamente pois não conseguem ‘fabricá-los’ através do metabolismo de proteínas: a arginina e a taurina. Esses dois nutrientes são encontrados em níveis altos somente na proteína de origem animal.
Comer menos e mais vezes é outra característica típica dos gatos. Esse hábito se dá devido aos aspectos anatômicos do animal: a conformação dos dentes e maxilar, o pequeno diâmetro estomacal e sua menor capacidade de distensão. Dessa forma, os gatos costumam fazer de 10 a 20 refeições diárias, e não duas ou três, como os cães.