Para o dia nascer feliz

Tomar café da manhã traz energia e favorece a perda de peso

18---Café-da-manhã

Se trocar o tempo de tomar café da manhã por uns minutinhos a mais na cama faz parte da sua rotina, é melhor rever seus hábitos. Fazer a primeira refeição do dia é essencial para a saúde, pois garante energia para a jornada, além de favorecer o emagrecimento e até aumentar a fertilidade. Por isso, de acordo com especialistas, nunca se deve ‘pular’ o desjejum. E, tampouco, comer de menos, achando que isso ajuda na perda de peso, ou exagerar na quantidade, na intenção de ficar mais satisfeito e consumir porções menores no almoço e no jantar.
Segundo a nutricionista Mariana Frank, consultora da Netfarma, o ideal é fazer algum tipo de refeição, por menor que ela seja, até 30 minutos após acordar.
“Entre a última refeição do dia anterior e o café da manhã, passamos um longo período em jejum. Ao despertar, as células estão ávidas por nutrientes”, explica a também nutricionista Samara Lopes, da Clínica Renewmed.

desjejum completo
Todo desjejum deve ter fontes de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. De acordo com Mariana, não existem alimentos proibidos, mas recomenda-se evitar itens muito gordurosos, como bacon e creme de leite.
Pular o café da manhã faz o organismo entender que o indivíduo está passando por uma privação alimentar. Com isso, ele passa a estocar gordura como fonte de energia para o futuro. Comer no início do dia, por sua vez, acelera o metabolismo e estimula o corpo a queimar mais calorias.

18---Café-da-manhã-2