Conhecer a cidade é um passatempo

Algumas cidades têm estação de trem no aeroporto

Pode ser falta de atenção na hora de reservar a passagem. Ou a simples ausência de voos mais próximos. Talvez a conexão original tenha sido apertada e você perdeu o voo seguinte. Não importa como foi parar nessa situação: passar horas dentro do aeroporto esperando por uma conexão não é a coisa mais agradável do mundo. Mas há maneiras de fazer desse limão uma bela limonada (ou, quem sabe, uma frozen margarita?). Especialmente se você fizer uma boa pesquisa antes de embarcar.
Com quatro horas de intervalo entre um pouso e a próxima decolagem dá para pensar em passear na cidade. Por precaução, procure antes o balcão de informações no aeroporto e confirme se o tempo que você tem disponível é, de fato, suficiente. Leve em conta o tempo de deslocamento para ir e voltar, a fila na imigração e a dos procedimentos de segurança – e deixe uma folga para imprevistos.
Se a bagagem estiver etiquetada para o destino final, perfeito. Se não, tente já fazer o próximo check-in. O balcão ainda não abriu? A solução será recorrer ao guarda-volumes, o que não é mais tão simples. Com medo de atentados, muitos aeroportos desativaram os armários – pesquise antes se há serviços independentes nas proximidades e avalie se esse trabalho todo vale a pena.
Cidades que têm estações de trem ou metrô no aeroporto costumam ser as ideais para uma escapada. Lisboa é uma delas, mas é tão compacta que se você preferir ir para o centro de táxi, ainda pode curtir a vista pelo caminho. Amsterdã tem trem no aeroporto, é pequena e simples de ser explorada. Em Madri, planeje antes quais pontos quer visitar e já desça na estação certa. Em Sydney, na Austrália, são apenas 20 minutos até a estação de Circular Quay, próxima à Opera House.
Não recomendo sair dos aeroportos de Nova Iorque, Londres e Paris, que, além de gigantescos e com filas sempre imensas na imigração, são distantes do centro. Na Cidade do Panamá também pode ser arriscado: o trânsito é pesado e o terminal, afastado. Por outro lado, se a ideia for apenas fazer compras, o Metromall fica a apenas 15 minutos do aeroporto.