Conheça Santana do Livramento

Na ponta do Rio Grande do Sul, colada à cidade de Rivera, no Uruguai, está situada uma das mais visitadas fronteiras do Brasil. Santana do Livramento é um ponto frequente de turistas, que incentivados pelos baixos preços encontrados nos famosos Free Shops da cidade uruguaia, vão em busca de todo tipo de mercadoria e movimentam a fronteira. A história da cidade é repleta de guerras pela fronteira e batalhas aguerridas, contadas com orgulho pelos moradores. A cultura gaúcha, brava e aguerrida, é fortemente presente dentro da cidade. No entanto, talvez ironicamente, a cidade tem o apelido de ‘Fronteira da Paz’. Além de fazer fronteira com outro país, não sendo dificultada a passagem para o Uruguai, há outros fatos que tornam Santana do Livramento a cidade movimentada que é, como o Museu Municipal David Canabarro, a Praça General Osório e o Lago Batuva, os principais pontos turísticos da cidade.
O patrimônio histórico cultural da cidade está localizado nessa praça: uma palmeira plantada por ninguém menos que Dom Pedro II. A praça é ponto de referência do centro, tendo ao seu redor a prefeitura, o museu supracitado de David Canabarro e a igreja matriz.
Logo na entrada da cidade há o Parque Municipal Lago do Batuva, com uma grande área verde e um lago artificial que enriquece a beleza do lugar e pode ser frequentado por banhistas. Um ótimo local para um programa com a família, pois o parque também oferece área de lazer para crianças e quadras esportivas.