Comparativo, picapinhas para quatro
Desafio entre a mineira Strada com a paulista Saveiro
Há tempo as picapes compactas não faziam tanto sucesso no Brasil. Prova disso é que a Strada é o terceiro veículo leve mais emplacado no acumulado de janeiro a novembro, período no qual vendeu quase o dobro de sua maior rival, a Volkswagen Saveiro, que acaba de ganhar cabine dupla e desafia, neste comparativo, a versão equivalente da Fiat.
No duelo de configurações de topo, a Saveiro Cross, tabelada a partir de R$ 61.870, mostrou que é um produto melhor que a Strada Adventure, que parte de R$ 60.780, além de ter maior espaço interno.
Embora a Fiat seja mais acessível que a concorrente, itens como sensor de obstáculos na traseira e sistema de som, que vêm de série na VW, são vendidos como opcionais e elevam o preço da picape mineira para a casa dos R$ 64 mil.
Com todos os opcionais, que incluem teto solar elétrico e bloqueio de diferencial, não disponíveis na Saveiro, a Strada chega a salgados R$ 75 mil.
A Saveiro Cross também vem de fábrica com controles de estabilidade e tração, além do bem-vindo assistente de partida em rampas, que ampliam a segurança e não são oferecidos na Strada Adventure.
Enquanto a Fiat ‘joga para a plateia’, com ampla lista de equipamentos opcionais, a Saveiro se mostra mais bem construída, com melhor acabamento e refinamento técnico. Embora tenha preços de manutenção e seguro maiores, a VW venceu o duelo com folga por causa de seu conjunto superior.
Ao volante, a diferença entre as duas picapinhas é nítida. Enquanto a Saveiro traz o moderno motor 1.6 16V flexível até 120 cv, que complementa seu comportamento sólido e estável, a Strada traz o valente 1.8 16V flexível até 132 cv, porém é mais ‘bruta’ de guiar.
Mesmo com 12 cv extras, a Fiat é menos ágil, além de ser difícil de manobrar em locais apertados. Seu 1.8 até entrega bom desempenho, mas precisa ser levado a giros muito altos para dizer a que veio.
Enquanto isso, a Saveiro tem respostas mais próximas às de hatches compactos, com reações suaves e progressivas.
O ponto negativo da Saveiro é que seu 1.6 se torna ruidoso acima dos 110 km/h. A Strada se sai um pouco melhor nesse quesito, embora não seja tão estável quanto a rival, seu desempenho na estrada fica aquém do da concorrente.
Embora possam levar até quatro pessoas, não espere amplo espaço interno em nenhuma delas. A Saveiro é um pouco melhor por poder acomodar bem dois adultos atrás.
A Strada se destaca pela terceira porta, que fica do lado direito, tem abertura do tipo ‘suicida’ (para trás) e facilita o acesso. Mas, na prática, sua cabine só oferece conforto na traseira para crianças.
Ao rodar sobre pisos irregulares, as duas picapes são valentes e encaram buracos e valetas sem grandes dificuldades.
Embora seja um aspecto subjetivo, o desenho da Saveiro agrada mais que o da Strada. A picape feita em São Bernardo do Campo (SP) conseguiu manter a harmonia das linhas mesmo com a adição do volume na cabine e equilibrou bem a mistura com visual aventureiro.
Já a Strada parece ‘abrutalhada’ demais na versão Adventure. Além de ter suspensão muito alta, a Fiat abusa de apêndices plásticos na carroceria, que podem não agradar a todos.