Calor e maior risco de temporal em SP

1 - Climatempo

Frente fria causa risco de tempestades no Estado de São Paulo

O mês de fevereiro começou com temporais em várias áreas do Estado de São Paulo, como já vinha sendo observado na última semana de janeiro.

A capital paulista também sofreu com a chuva forte e teve muitos alagamentos. A CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências registrou 12 alagamentos no dia 1 de fevereiro, a maior parte na zona oeste da cidade, e no dia 2 de fevereiro foram 25 pontos, sendo 8 no centro e 10 na zona leste.

Estes temporais foram basicamente provocados por nuvens que se desenvolveram sobre a região da Grande São Paulo, em função do intenso calor e da disponibilidade de umidade no ar.
O risco de tempestades aumenta no Estado de São Paulo hoje (4) e também na amanhã, dia 5, por causa da passagem de uma frente fria.

Esta frente fria que terá força para mudar a circulação de ventos no Centro-Sul do Brasil trazendo a chuva de volta para Região Sudeste nos próximos dias.

Alerta para temporais
A população do Estado de São Paulo deve ficar muito atenta para temporais entre hoje (4) e amanhã, dia 5. A chuva intensa e volumosa pode causar alagamentos nos centros urbanos, além de transbordamento de córregos e rios. Há risco de fortes rajadas de vento, raios e também queda de granizo.

Depois da chuva de janeiro, os córregos e rios na cidade de São Paulo já estão com níveis relativamente altos e a chance de extravasamento agora é maior.

Temperatura cai em SP
Depois de vários dias com calor intenso, a temperatura finalmente vai baixar no Estado de São Paulo. Hoje ainda será muito quente em todo estado, com temperatura de até 33°C na capital e de até 36°C no interior e pelo litoral.

A queda da temperatura começará a ser sentida durante amanhã, com grande diminuição do calor durante a tarde.

No período entre 17 de janeiro e 3 de fevereiro, a temperatura à tarde na cidade de São Paulo atingiu marcas entre 30 e 33 graus. A passagem desta frente fria deve provocar uma queda súbita da temperatura de 5 a 7 graus e a previsão é de que a temperatura máxima na capital fique entre 24°C e 26°C de amanhã, dia 5, até o domingo.

O primeiro fim de semana de fevereiro será fresco na Grande São Paulo, pelo litoral e também em algumas áreas pelo interior do estado, por causa da presença do ar frio de origem polar que estará passando sobre São Paulo.

Além de uma tarde menos quente, os paulistas também vão sentir a diferença da temperatura à noite, que tem se mantido muito elevada. Na cidade de São Paulo, a temperatura ao amanhecer tem ficado quase sempre acima dos 20°C, desde meados de janeiro.

Foto: Climatempo