Ajuda a resolver problemas pessoais

TÉCNICA EMPRESARIAL

Design Thinking pode ser aplicado para lidar com questões do dia a dia

Muitas pessoas sentem dificuldade para resolver seus problemas, como enfrentar a obesidade ou um relacionamento ruim. O Design Thinking (desenho de pensamento, em tradução livre do inglês), técnica que vem sendo utilizada por empresas para solucionar obstáculos empresariais, pode ser adaptada para sanar questões pessoais.

– O Design Thinking nos mostra que não precisamos fugir dos problemas, pelo contrário, ao se deparar com uma questão podemos olhar para ela com curiosidade, buscando novos pontos de vista para encontrar soluções efetivas – afirma a psicóloga Juliana Sato, da Clínica Nutrindo Ideias.

O método é baseado em três pilares: empatia (se colocar no lugar do outro), colaboração (formar uma equipe para pensar uma solução) e experimentação (colocar a solução em prática em escala menor).

– Quando queremos solucionar problemas do dia a dia precisamos ser empáticos conosco. Temos que olhar para a nossa vida e o contexto no qual estamos para entender o motivo de não estar conseguindo resolver – diz Mário Rosa, da Echos, empresa que usa o Design Thinking para ajudar a solucionar problemas de organizações.

Uma vantagem do método é possibilitar as pessoas a chegarem a resultados novos, não pensados até então. A colaboração é uma das responsáveis por esse ponto. Quanto mais pessoas com pontos de vista diferentes do seu, maior será o cardápio de resoluções. Mas, para chegar a esse ponto, é preciso estar munido do máximo de informações possíveis.

– As pessoas querem saltar direto para a solução, mas é preciso se aprofundar no entendimento do problema – diz Francisco Barreto, cientista social e responsável pela Echos do Rio.

Como colocar em prática

ABANDONE VELHOS CONCEITOS: Por ser uma abordagem que busca inovar a forma como enfrentamos e resolvemos nossos problemas, o Design Thinking requer que velhos conceitos sejam abandonados, pois só assim é possível inovar

DESENVOLVA EMPATIA: Este é o primeiro valor do tripé que sustenta a técnica. Desenvolta a habilidade de se colocar no lugar do outro.

ENTENDA O PROBLEMA: Antes de tentar resolver qualquer problema é preciso conhecê-lo profundamente. Estude seu problema, busque saber onde ele começou, que consequências trouxe e o que pode provocar no futuro. De dentro do problema você será capaz de achar uma solução.

BUSQUE COLABORAÇÃO: Não tente resolver seu problema sozinho. Compartilhe sua preocupaçãp com pelo menos uma pessoa de sua confiança. Duas mentes pensam melhor que uma.

TESTAR É ESSENCIAL: Quando você conseguir encontrar soluções, procure testá-las aos poucos ou em problemas semelhantes. Por exemplo, se você precisa acordar muito mais cedo, que tal começar a levanta 10 minutos do que está habituado?

Texto: Evelin Azevedo- infoglobo