Amigas para sempre

Relação de cumplicidade entre meninas é eternizada em tatuagem

Cléo Santiago e Camila Saldanha Foto:  Fábio Guimarães
Cléo Santiago
e Camila Saldanha
Foto: Fábio Guimarães

“Amigo é coisa para se guardar/Debaixo de sete chaves/Dentro do coração”. Assim canta Milton Nascimento em ‘Canção da América’. No entanto, de um tempo para cá, a amizade saiu do fundo do peito e alcançou a superfície do corpo: hoje, as BFFs (melhores amigas para sempre, em português) eternizam suas relações com tatuagens. Para celebrar o Dia do Amigo, que foi comemorado junto ao Dia do Tatuador, em 20 de julho, a Toda Extra acompanhou duas amigas que decidiram viver essa experiência e ainda recolheu outras histórias tatuadas na pele.
Juliana Ferraz, de 22 anos, e Natasha Fidalgo, de 26, tatuaram as coordenadas geográficas de um lugar muito especial para elas. Foi na Escola de Comunicação da UFRJ que as duas se conheceram, há quatro anos, e se tornaram grandes amigas.
“Apesar de hoje ela fazer Jornalismo e eu, Publicidade, a gente estudou junto por três semestres. Além de termos criado um laço forte de amizade, crescemos muito como pessoas na faculdade”, conta a moradora de Ricardo de Albuquerque Juliana, que já tinha seis tattoos.
Estreante, Natasha, da Freguesia, não escondia o nervosismo antes de começar: “desde o início de 2015 a gente pensa nisso. Essa é minha primeira tatuagem”.

Amizade Infinita
Cléo Santiago e Camila Saldanha

O nó infinito foi escolhido por duas amigas que se conhecem desde a quinta série do ensino fundamental. “A Camila achou a imagem em um perfil de tatuagens no Instagram e me mostrou. Fomos procurar o significado e descobrimos que o nó infinito é um símbolo do Budismo que indica a inter-relação de tudo o que acontece na Terra. Achamos que tinha tudo a ver com a gente”, conta a estudante de Publicidade Cléo Santiago, de 21 anos, completando: “eu e um outro amigo nosso, o Augusto Nascimento, decidimos dar a tatuagem de presente para a Camila e tatuar juntamente com ela”. Moradora de Botafogo, a ruiva de 21 anos tem outros nove desenhos espalhados pelo corpo. Camila Saldanha mora em Vila Valqueire e nunca havia se rabiscado antes de ganhar o presente: “eu queria fazer a tatuagem há muito tempo porque a Cléo e o Augusto já tinham várias. No meio do ano passado, comecei a pesquisar e enviei a ideia para eles. Fiquei mais ansiosa do que nervosa na hora da fazer. A única coisa que precisamos adaptar foi o desenho, porque planejamos tatuá-lo um pouco menor, mas o tatuador nos convenceu de que ficaria estranho nas partes do corpo que a gente escolheu”. A morena de 22 anos também se preocupou em colocá-la em um lugar discreto: “faço Medicina e acho que a parte de trás do braço foi o lugar ideal, pois ela pode ficar coberta pelo jaleco e também por uma blusa mais fechada”.

NM250715_18

Dica da Especialista A tatuadora Luiza Fortes, do Studio Art Line, explica que, para quem nunca se tatuou, os lugares menos indicados são costelas e pés. “Essas são as duas partes do corpo onde mais se sente dor. Para começar, sempre recomendo um lugar que a pessoa não veja demais, para se acostumar pouco a pouco. Costas e pernas são os mais procurados para a primeira vez”. A profissional também lista os rabiscos que têm feito muito sucesso com a mulherada: “Os mais buscados são corujas, flores e pássaros. Nunca recomendo tatuar o quadril para as meninas, porque é uma região que sofre mudanças com o tempo. Com uma possível gravidez, o formato da imagem corre o risco de se modificar, por exemplo”. De acordo com Luiza, outra coisa que deve ser considerada é o estilo da pessoa: “Se uma menina chega com a ideia de fazer uma tatuagem colorida no braço, por exemplo, pergunto se ela costuma usar blusa de manga e se gosta de estampas, porque, nesse caso, uma monocromática fica bem melhor.” Se você pretende tatuar em dupla, trio ou quarteto, ela avisa: “Para usar o mesmo desenho em duas pessoas, o tatuador precisa fazer algumas adaptações de acordo com o corpo de cada uma. O ombro da Natasha, por exemplo, é mais curvadinho do que o da Juliana, então, desci um pouco mais a tatuagem dela.”
Dica da Especialista
A tatuadora Luiza Fortes, do Studio Art Line, explica que, para quem nunca se tatuou, os lugares menos indicados são costelas e pés. “Essas são as duas partes do corpo onde mais se sente dor. Para começar, sempre recomendo um lugar que a pessoa não veja demais, para se acostumar pouco a pouco. Costas e pernas são os mais procurados para a primeira vez”. A profissional também lista os rabiscos que têm feito muito sucesso com a mulherada: “Os mais buscados são corujas, flores e pássaros. Nunca recomendo tatuar o quadril para as meninas, porque é uma região que sofre mudanças com o tempo. Com uma possível gravidez, o formato da imagem corre o risco de se modificar, por exemplo”. De acordo com Luiza, outra coisa que deve ser considerada é o estilo da pessoa: “Se uma menina chega com a ideia de fazer uma tatuagem colorida no braço, por exemplo, pergunto se ela costuma usar blusa de manga e se gosta de estampas, porque, nesse caso, uma monocromática fica bem melhor.” Se você pretende tatuar em dupla, trio ou quarteto, ela avisa: “Para usar o mesmo desenho em duas pessoas, o tatuador precisa fazer algumas adaptações de acordo com o corpo de cada uma. O ombro da Natasha, por exemplo, é mais curvadinho do que o da Juliana, então, desci um pouco mais a tatuagem dela.”