5 formas de se apaixonar – região dos lagos

Cabo Frio é o centro da história da região

Em Arraial do Cabo, conhecida como a capital do mergulho, é possível ver peixes e corais perto da costa texto: Juliana Boechat | foto: divulgação
Em Arraial do Cabo, conhecida como a capital do mergulho, é possível ver peixes e corais perto da costa
texto: Juliana Boechat | foto: divulgação

A região dos lagos é um paraíso de sol e de praias de águas transparentes e uma tonalidade de azul que deixa qualquer um de ‘queixo caído’. Esse cantinho do litoral privilegiado por ter sol quase o ano inteiro é muito visitado pelos cariocas nos feriados e férias de fim de ano, mas também tem projeção internacional. É aqui que estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (o ABC do Rio)!
A beleza das praias e a badalação em torno delas são o principal atrativo da região dos lagos. Em Cabo Frio, conheça as praias do Peró, do Foguete, do Forte e das Dunas. Em Búzios, a Geribá é famosa e badalada. Só em Arraial do Cabo são sete praias, sendo algumas com acesso apenas por trilhas ou barcos, o que as tornam ainda mais
especiais.
Cabo Frio é o centro da história da região. É a 7ª vila erguida no Brasil e a 5ª do Rio de Janeiro. O Bairro da Passagem, que já foi habitado pela família real portuguesa e por escravos na época da colonização, hoje leva um ar de história e boemia. Bares charmosos com música ao vivo e construções tombadas pelo Iphan dão a cara do local, que vale ser visitado com um guia que relembre a história.
Entre uma praia e outra, um fato e outro da história, se perca nas compras! Em Búzios, todas as marcas estão reunidas na rua das pedras. As lojas são charmosas, com vista para o mar, e as galerias fazem querer prolongar o tempo ali. Em Cabo Frio, não perca a Rua dos Biquínis: 400 metros e quase cem lojas de moda praia com preços a partir de R$ 20.
O clima e as mais variadas formas de praia da região dos lagos permitem a prática de vários esportes. De maio e outubro, Cabo Frio fica perfeito para o surf. Não à toa, Arraial é conhecida como a capital do mergulho. É possível ver peixes, corais e até naufrágios não tão longe da costa. Em Búzios, tem um pouco de tudo: stand up pode ser uma boa opção.
Não há um tipo de gastronomia específica na região dos lagos. Ali, encontra-se de tudo: comida japonesa, tailandesa, árabe, italiana e de frutos do mar. Prove os frutos do mar e os peixes! Muitos são pescados e limpos no porto da cidade mesmo, mais frescos impossível.